nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Lazer - Escolas se apresentam no 8º Festival de Interpretação de MPB nesta sexta


Onze escolas se apresentam nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, no 8º Festival de Interpretação de MPB promovido pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG). Pela primeira vez a noite de apresentações será realizada no Centro Integrado de Recreação e Esportes (CIRE-FESP) no Jardim Eldorado.

O Festival já é uma tradição cultural da cidade que recebe escolas de Passos e região. As canções do repertório da Música Popular Brasileira são escolhidas pela própria escola por meio de sorteios de compositores e são interpretadas por estudantes do ensino fundamental e médio.

A edição de 2012 será realizada no CIRE devido ao grande público que acompanha as apresentações e os locais onde eram realizadas as outras edições – o estacionamento da Biblioteca da FESP – ficou pequeno para receber os apreciadores da música brasileira. Outra novidade é que esse ano houve uma redistribuição da premiação. Ao invés de três escolas que eram premiadas nos outros anos, dessa vez serão sete escolas premiadas. Os prêmios vão de R$ 700,00 (1º lugar) a R$ 100,00 (7º lugar).

O Festival de Interpretação é uma iniciativa do Conselho Curador da FESP, por meio da gestão do Professor Fabio Pimenta Esper Kallas, com o objetivo de incentivar a promoção da cultura através dos recursos acadêmicos da instituição. “O Festival envolve toda a comunidade, envolve pessoas ligadas à música e promove a participação das escolas tanto públicas quanto particulares no estímulo às manifestações artísticas, mais especificamente a música. Procuramos também envolver alunos e professores da área que são principalmente de Letras e Comunicação, que fazem inclusive parte do corpo de jurados. A FESP acredita no incentivo à cultura como forma de promover a responsabilidade social e contribuir para uma sociedade melhor”, destacou o presidente do Conselho Curador.

Conforme lembra as organizadores do evento Professoras Leila Suhadolnik Pádua Andrade e Sílvia Soares Maia todas as escolas participantes recebem troféus. É concedida ainda uma premiação para a melhor torcida, julgada a partir dos seguintes quesitos: educada, uniformizada, alegre, numerosa, criativa e proibida de usar instrumentos sonoros. O prêmio constará de um kit de informática para a escola e um banner de “Melhor Torcida do 8º Festival de Interpretação 2012”. “No processo ensino-aprendizagem modernamente falando a escola deve proporcionar aos alunos vivências para que na sua experiência ele possa crescer como cidadão e exercer a sua política futuramente como alguém participativo na sociedade. A Escola hoje deve promover experiências diversas. O Canta FESP interpretação leva os garotos a uma competição saudável através do exercício da cidadania”, destacou a professora Sílvia.

Para Sílvia, a participação das escolas no Festival é uma oportunidade de interação com a comunidade e ela destaca a importância das escolas se empenharem e se dedicarem para que a apresentação no Festival possa propiciar o estímulo aos talentos dos alunos. “Fazemos o contato com as escolas, mas a participação e a organização das apresentações ficam a cargo de cada escola. Destacamos que é importante a escola motivar o aluno e promover a possibilidade de sua participação”, aconselha.
Entre os intérpretes escolhidos estão nomes já tradicionais da MPB como Milton Nascimento e Chico Buarque até nomes mais contemporâneos como Maria Gadu e Paula Fernandes. Em sua oitava edição o Festival é aberto para a comunidade e é uma opção para uma noite de lazer e cultura em Passos. O CIRE, onde será realizado o Festival, fica à Rua Colorado, 900 (Jardim Eldorado).

Confira a lista com as escolas,  músicas e intérpretes.

  1. E.M. Jalile Barbosa Calixto – Cio da Terra (Chico Buraque) Intérprete: Gabriel Henrique Pereira;
  2. Colégio São Francisco – Mais uma vez (Renato Russo) Intérprete: Elnathan Gonçalves, Pamela Dalossi, Willian Mullia;
  3. Colégio Tiradentes – Linda Rosa (Maria Gadu) Intérprete: Adriely Sanglard Carvalho, Walber Guimarães Junior;
  4. Colégio Imaculada Conceição – Caçador de Mim (Milton Nascimento) Intérpretes: André Vasconcelos, Rhener de Freitas, Leonardo Viana, Tiago Gomes, Letícia Viana, Bruna Viana;
  5. E. M. Oilda Coelho – Tocando em frente (Renato Teixeira) Intérprete: Igor Amaral de Oliveira;
  6. Colégio Del Rey – Clariana (Joyce) Intérprete: Cibele Ferraz Carvalho;
  7. E. E. Lourenço de Andrade – Pássaro de Fogo (Paula Fernandes) Intérprete: Brenda Flausino Lopes;
  8. E. E. Tancredo de Almeida Neves – Por onde andei (Nando Reis) Intérprete: Rafael Silva;
  9. E. E. Júlia Kubitschek – Lanterna dos Afogados (Hebert Viana) Intérprete: Milena Pereira de Oliveira;
  10. E. E. Caetano Machado – Não quero dinheiro (Tim Maia) Intérpretes: Tamires, Pedro Igor, Gabriel, Jéssica, Bruno, Diego, Rafaela, Eunice e Jonathan
  11. E. E. Dom João VI (Alpinópolis) – Exagerado (Cazuza) Intépretes: Mateus Aragão Passos, Miguel Lucas de Oliveira.
Fonte: Fespmg


Postado por Passos 24 Horas on 09:53. Marcadores . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos