nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Prefeitura pede conscientização da população no descarte do lixo


O lixo que parte da população de Passos coloca na rua fora do horário e até do dia da passagem do caminhão de coleta, despejo de entulho em locais impróprios e também embalagens de produtos jogados no chão são alguns fatores responsáveis pelo alagamento de vias no período de chuvas. A informação é da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos que, através do Departamento de Limpeza Urbana, faz diariamente a retirada de objetos de dentro dos bueiros e de terrenos baldios para diminuir os danos dessa destinação incorreta dos rejeitos na cidade.

Segundo o diretor do departamento, Gleisson Santos Martins, um exemplo do problema é a Avenida Juca Stockler, em cujo canteiro central moradores e comerciantes colocam os sacos e sacolas de lixo logo após a passagem do caminhão. Se o departamento não fizer a coleta, o material permanece dois dias atraindo moscas, animais peçonhentos, como os escorpiões, o mosquito da dengue e outros animais, causando riscos de acidentes e doenças nas pessoas.

Para o diretor, a população tem papel fundamental para a limpeza da cidade, que cada morador exerça sua cidadania mudando o hábito de jogar objetos e lixo na rua, praças e terrenos baldios. “O que está faltando para nós melhorarmos a limpeza da cidade é um trabalho de conscientização do povo”, disse Gleisson Martins.

Contribuem para a sujeira da cidade e para o alagamento de ruas os depósitos clandestinos de entulho, papeis, embalagens vazias de cigarros, sorvete, bebidas e outros alimentos jogados no meio da rua, em cima dos passeios e outros locais impróprios. Além da poluição, muitos desses objetos vão parar nos bueiros, onde se acumulam a ponto de entupi-los, prejudicando o escoamento da enxurrada. 

“Tudo vai parar nos bueiros e nós recolhemos durante a seca, mas não adianta muito porque em pouco tempo os bueiros estão entupidos novamente”, diz a secretária de Obras, Sônia Maria de Oliveira, que pede a colaboração da população para manter a cidade limpa. “Em toda a cidade, o caminhão tem os dias certos e horários para recolher o lixo. Basta ficar atento”, observou.

O correto, para evitar esses problemas, segundo a secretária, é que todos se conscientizem de que o lixo só deve ser colocado no passeio poucos minutos antes da passagem do caminhão e papeis e embalagens de alimentos não sejam mais jogados na rua, nem nos passeios.

Outra orientação é para a destinação de entulho e sobras de obras da construção civil.  Em Passos, o recolhimento desses rejeitos é feito por empresas especializadas, mediante aluguel de caçambas pela pessoa interessada. Esse material tem locais apropriados para ser depositado (bota-foras), que são utilizados pelas empresas de caçambas. Outros locais são considerados clandestinos e os proprietários estão sujeitos a penalidades da fiscalização do Departamento de Controle Urbanístico.

Segundo Gleisson Martins, a Prefeitura não pode retirar os entulhos das calçadas, por ser de responsabilidade do proprietário do imóvel e porque o serviço é uma concessão do Município para empresas particulares, que utilizam os bota-foras, conforme estabelecido em lei municipal. 

Já a vegetação resultante da poda de árvores poderá ser retirada pelo Departamento de Limpeza, mas com agendamento pelo telefone 3522-7653. Entretanto, a poda deve ser autorizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

A coleta de lixo é diária apenas no centro da cidade. Nos bairros, o serviço é feito em dias alternados, de segunda a sábado, durante o dia e à noite. 

Abaixo, a escala de coleta com os dias e o horário em que o caminhão começa a fazer o percurso:

PERÍODO: DIURNO  

COLETA ÀS SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS-FEIRAS

SETOR 1:

HORA BAIRRO  

07:00 NOVO MUNDO  
08:00 NOVO MUNDO II  
09:30 CONDOMINIO DAS NAÇÕES  
10:00 VILA RICA  
11:00 SERRA DAS BRISAS  
12:00 MG 050  
12:30 SERRA VERDE  
13:00 RECANTO DA TEKA  
13:30 NOVO HORIZONTE  

SETOR 2:  

HORA BAIRRO

07:00 JARDIM POLIVANTE
08:00 JARDIM CALIFÓRNIA
10:00 PARQUE DA ESTAÇÃO
11:00 COIMBRAS

SETOR 3:

HORA BAIRRO

07:00 BELA VISTA
10:00 COLÉGIO DE PASSOS
12:00 CASARÃO

COLETA ÀS TERÇAS, QUINTAS E SÁBADOS
SETOR 1:

HORA BAIRRO

07:00 EXPOSIÇÃO
08:00 Nª Sª DAS GRAÇAS
09:30 VILA ROMANA
10:00 NªSª APARECIDA
11:30 JARDIM CANADÁ/JARDIM ITÁLIA
12:30 JARDIM ACLIMAÇÃO
13:00 JARDIM FLAMBOYANT

SETOR 2:  

HORA BAIRRO

07:00 JARDIM PLANALTO
09:00 ALTO DOS NOBRES/JARDIM PINHEIROS
09:30 SÃO FRANCISCO
10:30 JARDIM ELDORADO
11:30 MUARAMA

SETOR 3:  

HORA BAIRRO

07:00 VILA BETINHO
07:30 COHAB IV/COHAB V
08:00 COHAB III
09:00 PRIMAVERA
10:00 COHAB II
11:00 COHAB I
12:00 PENHA II

PERÍODO: NOTURNO

COLETA ÀS SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS

HORA BAIRRO

17:00 CARMELO
20:00 BELA VISTA
20:30 SANTA LUZIA

COLETA ÀS TERÇAS, QUINTAS E SÁBADOS

HORA BAIRRO

17:00 SANTA CASA
19:00 JARDIM SATÉLITE
20:00 Nª Sª DE FÁTIMA
20:30 JARDIM CALIFÓRNIA
21:30 JARDIM DOS IPÊS
22:00 NOVA CALIFÓRNIA
23:00 SANTO ANTONIO
23:30 NªSª DE LOURDES

Por Ascom/Prefeitura de Passos

Postado por Passos 24 Horas on 17:16. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos