[Fechar]

.....

.....
nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Carnaval: Epidemiologia emite alerta contra dengue


No Brasil inteiro, na época do Carnaval, muitas famílias aproveitam o feriado prolongado para viajar, mas muitas delas não tomam as precauções mínimas para protegerem suas residências de um invasor perigoso: o Aedes aegypiti, o mosquito transmissor da dengue e das febres Chikungunya e Zika. Para que esse inseto não faça moradia nas casas durante a ausência dos moradores e se prolifere, podendo causar a transmissão dessas doenças para toda vizinhança, o Núcleo de Mobilização Social da Vigilância em Epidemiologia do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde de Passos faz um alerta para toda a população, especialmente as famílias que forem viajar.
“Durante a viagem, redobre a atenção e a proteção contra o mosquito transmissorm, evite regiões endêmicas, locais que estejam registrando muitos casos de transmissão de doenças. Se sua viagem for para esses locais, a orientação é adotar medicas práticas, como manter portas e janelas fechadas ou protegidas com telas, além de usar calça e camisa de manga comprida. Antes de comprar o repelente, grávidas devem consultar seu médico e verificar atentamente o rótulo a concentração e definição da frequência do uso do produto por gestantes. Não deixe de usar repelentes”, diz o alerta da Epidemiologia.”
O diretor de Saúde Coletiva, Michael Silveira Reis, ressalta que antes de saírem para viajar, os moradores devem fazer uma vistoria detalhada no ambiente interno e externo da casa, com o objetivo de eliminar os recipientes ou tampar totalmente qualquer reservatório que possa acumular água e servir como criadouro do mosquito. Um exemplo é o vaso sanitário, onde o mosquito poderá colocar seus ovos na ausência dos moradores e, entre cinco e dez dias, já terá uma nova prole pronta para picá-los quando voltarem da viagem.

O verão é o período do ano que oferece as melhores condições para a proliferação do mosquito, por ser a estação do ano em que as temperaturas são mais altas e as chuvas mais frequentes. Por isso, todo cuidado deve ser tomado, os criadouros do Aedes aegypti devem ser eliminados para evitar a transmissão das doenças.

Ciclo de reprodução do mosquito, do ovo até chegar à fase adulta, pode variar de cinco a dez dias em condições ideais, o que acontece nesta época chuvosa e de calor. A fêmea do mosquito deposita seus ovos na parede interna dos reservatórios, que podem permanecer naquele local por mais de 400 dias aguardando contato com a água. Assim que o ovo entra em contato com a água ele eclode e inicia o ciclo.

A melhor e mais eficiente forma de evitar a transmissão de zika, chikungunya ou dengue é eliminar os focos do Aedes aegypti. Sendo assim, a melhor prevenção é o combate. Pesquisas mostram que cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro de casa. Por isso é indispensável que toda a população se mobilize para o combate a esse vilão, que vem causando terror em todo país. Com cada um assumindo o compromisso de fazer sua parte no combate ao Aedes aegypti a guerra poderá ser vencida.

CONFIRA O QUE FAZER EM CASA ANTES DE VIAJAR PARA O CARNAVAL

- Coloque o lixo em sacos plásticos, mantendo-o fechado e disponibilize para recolhimento pela Limpeza Urbana;

- Não jogue lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, nem no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos. Latas, caixas de leite e similares: é recomendável retirar o fundo e descartar em local apropriado (lixo);

- Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;

- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água;

- Elimine os pratos de vasos de plantas ou vire de boca para baixo.

- Lave com bucha e sabão bebedouros de animais;

- Mantenha piscinas devidamente tratadas e tampadas.

Por Ascom/Prefeitura de Passos

Postado por Passos 24 Horas on 16:41. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos