nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Palácio da Cultura terá exposição “Máscaras do Mundo”


O Palácio da Cultura de Passos abre suas portas na próxima quarta-feira (29), às 20h, para o vernissage da exposição “Máscaras do Mundo”, que terá entre 30 e 40 obras do artista plástico Jair Soares Junior, de Carmo do Rio Claro.  Do dia seguinte até 15 de julho, o trabalho fica aberto para visitação do grande público das 11 às 20h.

“Máscaras do Mundo” terá também esculturas em terracota – um tipo de argila queimada. O trabalho foi inspirado nas culturas africana, japonesa e indonésia e é uma reprodução das obras originais, que Jair Junior modelou em gesso, em técnica aprendida com um mestre italiano.

Segundo o artista, sua obra representa uma indagação: por que as pessoas fazem esses objetos? “A proposta da exposição é o ajustamento dessa questão do fazer máscaras. Por que as pessoas fazem máscara?”

As máscaras e esculturas de Jair Junior surgiram de um trabalho com cultura africana que ele desenvolveu para um evento na Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais) em 2015. Os estudos mostraram que, em relação às máscaras, os povos as criam para finalidades diversas, seja para adorno, para uso no teatro, rituais religiosos e até para guerra.
Antes de serem trazidas para Passos, a exposição “Máscaras do Mundo” esteve, no ano passado, no Centro Cultural da Universidade São João del-Rei (São João Del Rei), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Belo Horizonte) e na Biblioteca Pública Municipal em Carmo do Rio Claro.

Por Ascom/Prefeitura de Passos

Postado por Passos 24 Horas on 16:40. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos