nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Concurso convida fotógrafos a registrar paisagens e cultura de cidades mineiras


Até o dia 20 de agosto, estão abertas as inscrições para o ​Concurso Fotográfico"Sentido do Olhar". A primeira edição do concurso tem como foco as cidades de Passos, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Alpinópolis, retratando sua cultura, cotidiano e natureza. As imagens selecionadas farão parte de uma exposição itinerante que vai acompanhar o lançamento do livro “O Sentido das Águas”, em que as fotos vencedoras serão publicadas. O livro dá sequência às publicações “Caminho sobre as Águas” e “Águas da Esperança”, que já registraram outros sete municípios mineiros: Formiga, Capitólio, Pimenta, Guapé, Boa Esperança, Três Pontas e Varginha.

O projeto é uma iniciativa da Plus Grupo e é realizado pela Plus Cultura, seu braço cultural, sediada em Belo Horizonte e com ampla atuação em todo o estado de Minas Gerais. A proposta é ​perpetuar as referências históricas e culturais dos municípios mineiros ​por meio de registros que valorizam sua história, identidade, hábitos, festas populares e natureza.

Para o gestor cultural Luiz Ricardo Silva, diretor da Plus Grupo, o principal objetivo desse concurso é ampliar o reconhecimento e pertencimento da comunidade pela sua trajetória, fazendo com que ela própria volte seus olhares para as cidades e registre os seus arredores, reforçando sua identidade cultural. "E, para fortalecer ainda mais esse projeto, contamos com o conhecimento do historiador Antônio Theodoro Grilo e do fotógrafo e professor José de Paula Silva, parceiros fundamentais para o sucesso do Concurso", afirma Luiz.

“Em Passos, na Igreja São Francisco, uma imagem quase divina: você olha para adireção norte e vê a magnífica Serra de Santa Maria. Impossível resistir.

Uma câmera na mão e a fotografia é inevitável”, afirma o premiado fotógrafo José de Paula Silva, professor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Nessa afirmação, percebe‐se a necessidade de reparar a beleza da região‐tema do Concurso Fotográfico “Sentido do Olhar”​. Em todos os lugares, encontram‐se paisagens de tirar o fôlego e a questão é: falta a apenas retratar. ​“Fica lançado o desafio: vamos registrar a grandeza de nossa região. Vamos colocar foco naquilo que nossos olhos veem todos os dias, cuja rotina nos impede de perceber e a fotografia tem a capacidade de eternizar”, convida José de Paula.

As quatro cidades são ricas em possibilidades para preencher as categorias do concurso. ​“A natureza, a interação entre as pessoas, patrimônios culturais e históricos, festas populares, manifestações artísticas, tradições e meio ambiente. Existem muitas opções para explorar e esperamos receber belas imagens. São muitas cachoeiras em São João Batista do Glória, produções artesanais em Delfinópolis, o Monte das Oliveiras em Alpinópolis, a folia de reis e a congada em Passos. Esses são só alguns exemplos que mostram por que a região oferece diversos planos para serem fotografados”, ressalta Kívia Oliveira, uma das pesquisadoras do projeto.

Fotógrafos profissionais e amadores podem participar do concurso. O regulamento e o formulário de inscrição, estão disponíveis no site www.sentidodoolhar.com.br e as inscrições serão feitas exclusivamente on‐line. Para ficar atualizado sobre tudo que acontece no concurso, dicas de fotografia e informações sobre as cidades, curta a página do Concurso no Facebook (facebook.com/sentidodoolhar/).

Concurso Fotográfico "Sentido do Olhar"

Período de Inscrições:​ 20 de junho a 20 de agosto.

Cidades‐Tema:​ Passos, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Alpinópolis.


Regulamento:​http://goo.gl/RvD052

Formulário de Inscrição:​https://goo.gl/rRVZSy


Fotos de Divulgação:​ https://goo.gl/vPQMvm


CONTATO: Kívia Oliveira

Postado por Passos 24 Horas on 19:35. Marcadores , , , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos