nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Produtores de leite em Fortaleza de Minas recebem novos tanques do Programa ReDes


Os 42 produtores leiteiros da Associação Comunitária Rural do Ribeiro Muniz, por meio do projeto Vaca Feliz, de Fortaleza de Minas, têm um incentivo a mais para continuar seus trabalhos. O grupo, que utilizava um tanque alugado para armazenar o leite retirado diariamente, agora passa a contar com dois novos equipamentos próprios, como investimento da Votorantim Metais, por meio do Programa ReDes. Um dos tanques tem capacidade de 1.500 litros para produtores da região urbana; o outro, de mil litros, será destinado à área rural de Fortaleza de Minas.

O Programa ReDes é projeto fruto da parceria entre Instituto Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que fomenta a cadeia produtiva local e promove o dinamismo econômico, realizado em Fortaleza de Minas pela Votorantim Metais.

A aquisição dos novos equipamentos irá reduzir os custos mensais da instituição e aumentar sua produtividade: os produtores terão mais recipientes para dar vazão à sua produção e deixarão de alugar tanques de terceiros.

A consultora do Programa, Ira Helal, lembra que os produtores também estão passando por uma capacitação. “Uma vez por mês, um veterinário vai a cada propriedade para observar como os produtores fazem o manejo do leite e orientá-los sobre a melhor forma de proceder. Eles também aprendem sobre como manter o ambiente higienizado, a fim de garantir a qualidade do produto”, explica.

Em Fortaleza de Minas, o investimento do ReDes foi de R$ 400 mil.  Esse ano, além do Vaca Feliz, o ReDes irá beneficiar artesãs da cidade. “Investimos em projetos que fomentam o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos. A partir dos investimentos do Programa ReDes no Vaca Feliz, estamos colaborando para potencializar as riquezas do município, além de qualificar e aumentar a produção desses agricultores”, afirma Fernando Braghini, gerente da Unidade Fortaleza de Minas da Votorantim Metais.

Autonomia para produtores

Gabriel Lourenço Queiroz é um dos pequenos produtores que se beneficiará com a aquisição dos tanques. Ele tem um sítio de 37 hectares na zona rural e conta com 22 vacas que produzem diariamente cerca de 40 litros. “Para nós, que vivemos da agropecuária de subsistência, qualquer ajuda é bem-vinda. Com a economia, poderemos investir mais em materiais que aumentam a qualidade de nosso produto, além de elevar nossa renda mensal”, comenta.

No sítio, toda a produção de leite é manual. Para isso, Gabriel sai de sua casa na área urbana bem cedo e, sozinho, faz a coleta do leite. Apesar de cansativo, é um trabalho que adora fazer. “Desde criança, trabalho no campo e também criei meus três filhos com o dinheiro que arrecado com a venda de leite e de ovos de galinha. Então, me orgulho muito de meu ofício”, finaliza.

Para o presidente da Associação, Gilberto Santana, a aquisição dos tanques e a reforma na sede, que também está sendo feita com a ajuda do projeto, representam uma conquista para a entidade. “Apesar de simples, essas ações ajudarão os produtores a terem mais autonomia para vender o leite para a empresa que desejarem e aumentarem sua renda”, comenta.

Escrito por Gustavo Monteiro

Postado por Passos 24 Horas on 16:08. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos