nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Polícia Militar registra mais de 2 mil trotes no mês de Julho


O telefone 190 é um recurso disponível a todas as pessoas que precisam de um atendimento policial, a chamada pode ser realizada sem qualquer custo, de qualquer aparelho telefônico, seja fixo ou móvel. 

Através de um aparelho celular, a pessoa consegue ligar para o 190 com facilidade, sem crédito, travado, ou seja, um benefício que as pessoas dispõe quando precisam de um atendimento, contudo, muitas pessoas utilizam para outros fins, prejudicando quem realmente precisa.

A Polícia Militar recebe inúmeras ligações indevidas, ocasionando sérios prejuízos para o serviço público, aumentando  o tempo de espera do solicitante pela viatura, interrupção da ligação para outros atendimentos, etc. 

Diante desse quadro, a PM faz um levantamento durante o mês de julho/2016 (até o dia 29), chegando-se aos seguintes números: 

Número de chamadas recebidas: 9.527

Total de trotes: 2.226 – o que corresponde a 19% das ligações recebidas.

Foram considerados como trotes, as chamadas realizadas onde a pessoa não se manifesta, o policial atende o telefone, identifica-se e a pessoa não responde. Além das chamadas em que o atendente recebe xingamentos, insultos, palavrões, ligações de pessoas embriagadas, etc.

Outro ponto a destacar são solicitações de número de telefones, informações diversas de outros órgãos, brincadeiras das mais diversas espécies, enfim, grande número de ligações desnecessárias. 

Também são observadas ligações onde a pessoa coloca o aparelho celular no bolso, e este faz a ligação sem que a pessoa perceba, ficando a linha presa, mais uma vez prejudicando a quem precisa. 

Penalidades sujeitas:

Caso seja comprovado que alguma pessoa efetuou uma ligação para 0 190  e fez uma denúncia falsa, inventando um crime ou contravenção, pode ser enquadrada no crime do art 340 do código penal (comunicação falsa de crime), sujeita a pena de detenção de 01 a 06 meses e multa.

Já em outras situações, pode ser enquadrada no art 266 (interromper ou perturbar serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento), pena – detenção, de um a três anos, e multa.

É muito comum a utilização de trotes pelas crianças, como forma de brincadeira, diga-se de passagem, brincadeira de mau gosto, por isso, é importante que os pais observem e orientem seus filhos sobre o assunto, sobre os prejuízos que isso pode causar.

Outro ponto a destacar é que em muitos localidades na zona rural, a  ligação para o 190, nem sempre cai na cidade desejada, por isso, é importante a pessoa perguntar, nesses casos, de qual cidade está falando. 

Finalizando nosso levantamento, é de extrema importância a conscientização das pessoas sobre o uso correto dos recursos disponíveis, um mal uso prejudica muitas pessoas e até a própria pessoa que comete este tipo de abuso. 

Por Ascom/12º Batalhão de Polícia Militar

Postado por Passos 24 Horas on 20:18. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos