nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Produtores rurais e varejistas de Fortaleza de Minas investem na qualificação de suas produções


Empresários e produtores rurais de Fortaleza de Minas estão sendo orientados a qualificarem seus negócios por meio do Programa Empreender. Integrante do Projeto Desenvolvimento Territorial, a iniciativa busca solucionar desafios encontrados por empreendedores locais por meio de capacitações e troca de experiências. A ação é realizada desde janeiro deste ano no município pela Votorantim Metais Holding; Sebrae; Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais (Federaminas); e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Ao longo do Programa, foram criados dois núcleos para direcionar os trabalhos: um de agricultores familiares do bairro Chapadão e outro de varejistas do município. Para cada equipe, são realizadas reuniões quinzenais que procuram investigar as maiores dificuldades de cada grupo e propor soluções conjuntas. A metodologia utilizada, chamada Metaplan, possibilita que os empreendedores tenham um panorama do segmento, facilitando a tomada de decisões e o planejamento das atividades a serem realizadas.

No setor varejista, empresários de 13 lojas foram capacitados em crédito e cobrança, além de receberem atendimentos individuais do Sebrae Minas. Entre as ações pensadas para potencializar o comércio em Fortaleza de Minas, os lojistas estão planejando uma campanha que dará descontos de até 50% para os consumidores do município. “A campanha irá beneficiar a todos os comerciantes. Toda ação pensada nos estimula a pensar formas de sair da crise”, afirma Gislane Silva, proprietária de uma loja de roupas há 16 anos.

O núcleo de produtores rurais, que conta com 27 agricultores familiares do bairro Chapadão, busca motivar o grupo para realizar atividades que deem visibilidade aos seus produtos.  “Essa é uma região muito promissora e de terras férteis. No Chapadão, são plantados principalmente morango, uvas, goiaba e figo”, explica Maria Lúcia Ferreira, consultora do Programa Empreender. De acordo com ela, por ser uma região afastada da cidade, cerca de 30km, há muita dificuldade em dar vazão à produção.

Alexandre Camargo é um dos participantes do projeto e cultiva morango e uva há oito anos. Para ele, um dos grandes desafios de sua atividade é a comercialização. “A iniciativa está nos ajudando muito a alcançar novos mercados e nos orienta sobre como organizar a venda das nossas frutas”, comenta. O grupo de produtores já está organizando feiras e uma festa da fruta para apresentar a produção para Fortaleza de Minas e região.

Para Fernando Braghini, gerente da Unidade Fortaleza de Minas da Votorantim Metais Holding, o Programa Empreender gera resultados importantes para o fomento da cadeia produtiva local, ajudando a impulsionar o comércio da região. “Estamos satisfeitos com os resultados dessa iniciativa que está colaborando para o desenvolvimento do município. As parcerias que selamos com importantes instituições foram de extrema importância para engajar os participantes do projeto”, afirma.

Escrito por Gustavo Monteiro

Postado por Passos 24 Horas on 22:47. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos