nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Secretaria de Saúde de Passos amplia salas e horários de vacinação contra febre amarela


Frente ao fluxo intenso de pessoas que têm buscado a vacina contra a febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, adotou medidas para ampliar o atendimento à população.

Nesta quinta e sexta-feira, dias 2 e 3, e na semana de 6 a 10 de fevereiro, mais três salas disponibilizarão a vacina contra febre amarela, no Ambulatório Penha, Ambulatório São Domingos e Ambulatório Novo Horizonte. Também entre os dias 6 e 9 de fevereiro, o Ambulatório São Lucas atenderá em horário especial noturno para a vacinação. Na zona rural, a vacinação será disponibilizada a partir de 13 de fevereiro, sendo o cronograma e os locais divulgados nos próximos dias.

Para viabilizar a ampliação do atendimento, a Secretaria de Saúde remanejou funcionários dos PSFs para atuarem nas salas de vacina. Duas novas equipes de vacinadores foram capacitadas nesta terça e quarta-feira, já que o procedimento de vacinação é minucioso: a conservação, o preparo e a aplicação requerem cuidados específicos.

Números

Segundo o Setor de Epidemiologia da Prefeitura de Passos, foram distribuídas no mês de janeiro em torno de 5.000 vacinas para prevenção de febre amarela, com uma média de 300 pessoas atendidas diariamente nos ambulatórios.

A vacinação ocorre com disponibilização habitual dentro do Calendário Nacional de Vacinação, não existindo no momento uma campanha específica para vacinação contra febre amarela. Houve campanhas de vacinação contra a febre amarela entre os anos de 1998, 2001 e 2008, e por esse motivo a expectativa é de que muitas pessoas já se encontram imunizadas.

A orientação é que se a pessoa tiver no seu cartão de vacinação o registro de duas doses de vacina contra a febre amarela, significa que já está imunizada e não necessita receber nova dose. Se a pessoa tiver no seu cartão o registro de apenas uma dose, ou se não possuir o cartão de vacinação, deve procurar um dos ambulatórios municipais para receber as orientações corretas.

A Secretaria de Saúde pede que após receber a vacina, a pessoa guarde em segurança o seu cartão de vacinação. Também é solicitado à população que o horário especial noturno de atendimento no Ambulatório São Lucas, no período de 6 a 9 de fevereiro, seja priorizado aos trabalhadores que não têm condição de comparecer durante o dia.

Confira as salas de vacinação em Passos:

Fonte: Vigilância Epidemiológica/ Secretaria de Saúde de Passos

Postado por Passos 24 Horas on 17:53. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos