[Fechar]

.....

.....
nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Reforma da Previdência preocupa trabalhadores da Educação

´
Organizada pela Subsede Regional de Passos do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte-MG), a plenária regional sobre a Reforma da Previdência (PEC 287)deixou preocupada a categoria dos trabalhadores em educação. O evento ocorreu na tarde de sábado (11/03), na Câmara Municipal de Passos, e reuniu mais de 130 pessoas de nove cidades da região, lideranças sindicais de vários segmentos, coletivos estudantis e entidades de vários movimentos sociais.

Presidido pela coordenadora regional do SindUte, Maria Antônia Mourão Barbosa Fonseca, o evento trouxe a Passos, pela primeira vez, a coordenadora geral do SindUte, Beatriz Cerqueira. Também participaram do evento o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; o deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Minas, Rogério Correia, e o economista Frederico Melo.

Boa parte da plenária – que durou cerca de três horas e meia – foi usada pelo economista Frederico Melo, do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que atua para a CUT Minas, para explicar o que é a reforma da Previdência, quais os impactos e prejuízos para a classe trabalhadora. Ao final de sua exposição, várias pessoas fizeram perguntas, expondo suas preocupações quanto ao futuro de aposentados, pensionistas e beneficiários da Previdência, de um modo geral.

Desmonte

“A situação é muito pior do que a gente pensava”, comentou uma professora ao final do encontro, resumindo o sentimento de vários colegas após conhecerem mais profundamente a proposta do governo Michel Temer. O economista do Dieese afirmou que “não se trata de uma reforma, mas de um desmonte da previdência pública, retirando muitos direitos dos trabalhadores”.

Conforme ele, a reforma vai prejudicar quem já se aposentou, quem está em vias de se aposentar e os jovens, que ainda vão entrar no mercado de trabalho. “Se a reforma passar, começa a valer de imediato no caso do valor do benefício. Para isso, não há regra de transição”, frisou Frederico. Há o caso de uma professora que poderia se aposentar com 48 anos de idade, mas, com a nova regra, vai perder tudo: se aposentará com 65 anos de idade, ou seja, terá de trabalhar mais 17 anos. Segundo o economista, praticamente, ninguém vai se aposentar com 100% do vencimento.

Todos os oradores deixaram claro que é preciso combater essa “reforma perversa do governo Temer”. Para eles, se o movimento sindical e os movimentos sociais não barrarem a PEC 287, os trabalhadores enfrentarão a maior derrocada de seus direitos da história do Brasil. Eles alertaram também para a outra reforma que o governo está preparando – a trabalhista – que vai representar novo golpe aos trabalhadores. “E eles (governo e aliados) têm pressa de fazer isso, para não dar tempo ao povo de saber o que está ocorrendo”, alertou Rogério Correia. Para Nilmário, a democracia é que está em jogo.

Greve geral

Beatriz Cerqueira disse que os trabalhadores da Educação de todo o país já preparam o combate à PEC 287 e em defesa do piso nacional salarial. Mais de 20 Estados brasileiros, incluindo Minas Gerais e São Paulo, decidiram entrar em greve a partir desta quarta-feira, dia 15. As demais categorias do país estão tirando uma greve geral para esta data.

Em Minas, além de lutar contra a reforma da Previdência e em defesa do piso, a categoria para em protesto contra o não cumprimento de acordo firmado pelo governo Fernando Pimentel com o SindUte em 2015. Em Passos, está marcado um ato público no dia 15, às 09h00, na Praça Geraldo da Silva Maia (Rosário), com panfletagem. “Vamos pra luta”, disse Maria Antônia Mourão ao deixar claro que a categoria não aceitará passivamente a perda dos seus direitos.

Por Diretoria de Comunicação Subsede Regional do SindUte-Passos-MG

Postado por Passos 24 Horas on 10:51. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos