[Fechar]

.....

.....
nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Prefeitura de Passos e CMS alinham informações sobre medicamentos para a população


Uma reunião entre representantes da Administração Municipal de Passos, membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e representantes da Câmara Municipal aconteceu na tarde de quinta-feira, 25 de maio, na sede da prefeitura, para alinhar as informações sobre a disponibilidade de medicamentos na Farmácia Básica do município, que funciona no Ambulatório São Lucas.  A prefeitura protocolou junto ao Conselho Municipal de Saúde a documentação comprobatória da compra de medicamentos, para sanar o problema de falta de estoques para fornecimento à população.

O encontro foi um desdobramento da reunião do CMS ocorrida no último dia 23, quando a Secretaria de Saúde já havia informado sobre a regularização dos estoques. Durante a reunião desta quinta-feira, a enfermeira e servidora municipal Vanessa Queiroz, representando a Secretária de Saúde Elexandra Bernardes, explicou que os estoques de medicamentos de competência do Município foram regularizados, com abastecimento para 90 dias.

Foi ainda apresentado ao CMS o documento de autorização para licitação no valor de R$ 100 mil para o Município fazer a compra de medicamentos que deveriam ser fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde, o que, entretanto, não vem ocorrendo.  A Secretaria de Saúde também apresentou ao CMS a relação de todos os medicamentos cujo fornecimento é de competência do Governo do Estado.

Também participaram da reunião com o CMS e vereadores o prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives; o Procurador Geral Rômulo Fraga;o diretor do departamento administrativo da Secretaria de Saúde Vagson Oliveira; e Salomão Fortes Santana, coordenador da área de Farmácia da Secretaria de Saúde.

Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde, realizam no próximo sábado, 27 de maio, a VIII Conferência Municipal de Saúde - “O SUS é nosso”, que também abrange a Etapa Municipal da 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher – “Saúde da Mulher: desafios para a integralidade com equidade”, e a Etapa Municipal da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde: “Vigilância em Saúde: direitos, conquistas e defesa de um SUS público e de qualidade”.

A conferência deve apontar as necessidades relacionadas à área de saúde do município e servirá de base para as diretrizes a serem adotadas. Os trabalhos devem contribuir para a formulação da política de saúde e a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), e para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e as metas nacionais.

Ainda na conferência municipal, serão eleitos os delegados e suplentes que participarão da Conferência Estadual em Vigilância em Saúde, programada para acontecer entre os dias 28 e 30 de setembro.

Pré-conferências já foram realizadas em diferentes bairros de Passos, entre os dias 8 e 17 de maio. De forma ativa, devem participar da conferência diferentes segmentos da comunidade:  usuários da saúde pública; trabalhadores; gestores, profissionais e prestadores de serviços na saúde; membros das várias representações sociais - juventude, população negra, catadores de materiais recicláveis, pessoas com deficiência, pessoas vivendo com HIV/AIDS, dentre outras.

No dia 27 serão discutidos seis eixos: Eixo 1 - Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS público de qualidade; Eixo 2 - Participação Social no fortalecimento da Vigilância em Saúde; Eixo 3 - Políticas públicas para a mulher e a participação social; Eixo 4 - Atenção Primária à Saúde: Acesso e qualidade; Eixo 5: Acolhimento e Humanização da Saúde; Eixo 6: Redes de Atenção à Saúde: Estrutura, Apoio e Logística.

A Conferência Municipal de Saúde é aberta a todos os interessados e acontece no dia 27 de maio, de 8h às 17h, na Câmara Municipal de Passos, na Av. Paulo Esper Pimenta, 151.

Por Ascom/Prefeitura de Passos

Postado por Passos 24 Horas on 15:19. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos