nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Minas Gerais recebe 54 médicos cubanos para recompor o Programa Mais Médicos no estado


Nesta segunda-feira (26/6), 54 médicos cubanos desembarcaram no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo é a recomposição do Programa Mais Médicos em Minas Gerais.

Como explica a superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ana Paula Medrado, essas médicas e médicos chegam paras preencher o quadro de profissionais de 42 municípios mineiros que solicitaram a manutenção do programa.

“Antes de desembarcar em Belo Horizonte, esses profissionais passaram por um período de acolhimento, em Brasília, e receberam capacitação voltada para o nosso Sistema Único de Saúde (SUS). Todos eles são profissionais com formação em medicina preventiva e estão prontos para atuar nas Unidades Básicas”, afirma Ana Paula.

A previsão é a de que outros 22 profissionais desembarquem, na próxima quarta-feira (28/6), nos aeroportos mais próximos ao municípios onde atuarão. Dessa forma, o total de médicos para compor o quadro do programa chegará a 76 profissionais.


A gestora do município de Conceição das Pedras, Flávia Renata Pereira, destaca que esses profissionais são aguardados com muita expectativa. “Nós já contávamos com uma médica do programa, mas ela precisou retornar a Cuba. Essa profissional vinha fazendo um ótimo trabalho e, hoje, a expectativa é a melhor possível para receber a nova médica que virá para o nosso município”, ressalta.

A médica Dailen Perez, que atuará no município de Igarapé, destaca a importância dessa experiência. “Para mim, em particular, é uma experiência maravilhosa. Todos nós somos muito solidários e gostamos de nos comunicar com os pacientes. Nosso objetivo e desafio, aqui, é contribuir para uma melhora na qualidade da saúde pública”, explica a médica cubana.

O Programa

Criado em julho de 2013, o Programa Mais Médicos objetiva não só enfrentar a escassez de médicos, que pode comprometer a promoção de um Sistema Único de Saúde (SUS) mais justo e equânime, mas também de possibilitar um melhor desenvolvimento da Atenção Básica no país.

Dessa forma, o programa recruta profissionais graduados no Brasil e fora do país, brasileiros e estrangeiros, para atuar nas áreas com maior necessidade e, assim, garantir à população o direito concreto ao acesso universal e de qualidade aos serviços de saúde.

Os profissionais que integram o programa atuam na Atenção Básica, porta de entrada preferencial do SUS. De acordo com o Ministério da Saúde, é neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos. Saiba mais sobre a atenção primária e o Sistema Único de Saúde em www.saude.mg.gov.br/sus.

Por CEIMP/Governo de Minas

Postado por Passos 24 Horas on 19:17. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos