[Clique Aqui Para Fechar]

.....
.....
nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Programa Empreender irá ampliar seus núcleos de atuação em Fortaleza de Minas


Presente em Fortaleza de Minas desde junho de 2015, o Programa Empreender, que atua no município junto a produtores rurais, empresários varejistas, artesãos e profissionais da beleza, está em fase de sensibilização para contribuir com um quinto núcleo: o dos bares, restaurantes e lanchonetes. O projeto é realizado pela Votorantim Metais, Sebrae, Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais (Federaminas), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com a Associação Comercial do município. O objetivo principal do programa é melhorar a gestão de negócios em Fortaleza de Minas. Para tal, são realizadas reuniões quinzenais com cada um dos núcleos criados para a elaboração de planos de ação mais adequados às principais demandas de cada grupo.

Atualmente são quatro núcleos de atuação: o do comércio varejista, que atende todos os tipos lojas; o dos produtores rurais, que contempla os moradores do bairro rural Chapadão; o do artesanato, que auxilia escultores, pintores, dentre outros artistas; e, ainda o dos profissionais da beleza, que visa capacitar cabelereiros, manicures, dentre outros profissionais. Os núcleos dos produtores rurais e dos empresários varejistas são os mais antigos e já estão com seu segundo plano de ação em execução.

A vez dos bares e restaurantes

O quinto núcleo, focado em bares, restaurantes e lanchonetes, está em fase de sensibilização e deverá ser implementado até o fim do mês de julho. As ações do projeto em Fortaleza de Minas estão previstas para se encerrarem em dezembro deste ano, mas a intenção é que as contribuições implementadas até então sejam mantidas pela população e continuem beneficiando o município. “A atuação se encerra, mas as ações continuam”, ressalta a consultora do Programa Empreender, Maria Lúcia Ferreira.

Ela conta que, recentemente, o programa foi contemplado com dois pacotes de projetos do CACB, que dará uma ajuda de custo para impulsionar as ações, que podem ser as mais diversas, de acordo com as demandas. “No núcleo do comércio varejista, por exemplo, uma das principais queixas apresentadas foi em relação à inadimplência dos consumidores. Quando isso foi constatado, a gente passou a pensar maneiras de se resolver esse problema e de se precaver a ocorrência disso em ocasiões futuras”, complementa.

Para a comerciante Andréia Dutra, uma das ações recentes que tiveram resultado positivo foi a realização de uma feira na cidade que incentivou a população a quitar seus débitos com os estabelecimentos ao mesmo tempo em que as lojas ofereciam algumas promoções. “O Projeto Empreender tem sido muito importante para todos aqui na região. Por ser uma cidade pequena, Fortaleza de Minas precisava de um apoio assim para que as pessoas passassem a acreditar mais no comércio daqui. Os resultados foram surgindo e as coisas foram acontecendo naturalmente. Um ótimo dado, por exemplo, é que mais pessoas entraram para a Associação Comercial do município”, afirma.

Escrito por Gustavo Monteiro

Postado por Passos 24 Horas on 11:47. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

Diversos