nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

São João Batista do Glória inicia estudo sobre Desenvolvimento Econômico Local


Na última quarta-feira, 28 de junho, a analista técnica do Sebrae Passos, Fabiana Rodrigues Rocha, explanou sobre Desenvolvimento Econômico Local para um grupo de cerca de 30 pessoas, no auditório da prefeitura gloriense. O trabalho teve o apoio da funcionária do Sebrae Passos, Ana Caroline Pessoni, e de Silvia Borim, membro do Conexão Sudoeste de Minas, movimento regional originado do “Programa LÍDER”, que abrange voluntários de 11 municípios, incluindo São João Batista do Glória.

O encontro de ontem à noite deu início ao “Fórum de Desenvolvimento de São João Batista do Glória”, iniciativa comunitária que tem o apoio do Sicoob Saromcredi, Sebrae Minas, Sindicato dos Produtores Rurais de São João Batista do Glória (SindGlória), Associação para o Desenvolvimento Econômico e Social de São João Batista do Glória (Adeglória), Câmara Municipal, Prefeitura e Rádio Colina. A proposta do Fórum surgiu no fim do mês de maio, durante a palestra “A prosperidade escolhe as pessoas”, proferida pelo consultor Inocêncio Oliveira e realizada na Câmara Municipal.

Na primeira reunião do fórum, estavam presentes a prefeita Aparecida Nilva dos Santos, representantes de secretarias municipais, vereadores, representantes de instituições, conselhos municipais e moradores. Numa dinâmica em duplas, os participantes refletiram acerca de seus papéis pessoais no desenvolvimento do município. O grupo também discutiu sobre os “atores” (pessoas e instituições) necessários ao desenvolvimento da cidade.

“Foi uma oportunidade muito interessante a participação no evento, que tem como proposta o desenvolvimento da cidade do Glória. Reuniões como essa só poderão acrescentar valores importantes para o município”, avaliou a participante Flávia Augusta Viana, assistente social que se mudou para o Glória há quase um ano.

Para ela, o Glória possui oportunidades de desenvolvimento e crescimento em vários pontos. “Dentre eles, a criação de cooperativas que visam o sistema Hortifruti, de produção de roupas, do leite e seus derivados, e muitos outros. Dessa forma, criando empregos para seus munícipes, evitando o êxodo para os grandes centros. E captando recursos para o município. Também a efetivação do turismo que possibilita captar recursos oriundos dos visitantes, sem perder a característica dessa cidade aconchegante e receptiva”, afirmou Flávia Viana, acrescentando que é necessário o envolvimento de outros parceiros nesse projeto, para que ele se efetive e traga um bem maior a todos que vivem no município gloriense.

Nos próximos encontros serão trabalhados os cinco pilares do desenvolvimento:  o capital empreendedor, o “tecido” empresarial, a governança para o desenvolvimento, a organização produtiva e a inserção competitiva.

A próxima reunião está marcada para o dia 20 de julho, às 19 horas, no auditório da prefeitura. A participação é aberta a toda a população gloriense.

Por Vanessa Cassoli/Adeglória

Postado por Passos 24 Horas on 17:11. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos