[Clique Aqui Para Fechar]

.....
.....
nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Irmãos de Fortaleza de Minas conquistam medalhas em sul-americano de Karatê na Bolívia


Os gêmeos Ruan e Luan Estevam, moradores de Fortaleza de Minas, Sudoeste de Minas Gerais, consagraram-se, respectivamente, campeão e vice no sul-americano de karatê. O campeonato foi realizado, entre os dias 26 de junho a 1º de julho, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. As conquistas, que se deram na categoria sub-14 de kumitê, possibilitaram a classificação dos irmãos para o pan-americano, que será realizado do dia 21 a 27 de agosto, em Buenos Aires, na Argentina.

Os dois atletas de 13 anos integram o projeto “Novos Horizontes para Crianças e Adolescentes”, que promove aulas de karatê, futsal, aulas de violão e oficinas de qualificação profissional para jovens do município. Realizado pela Votorantim Metais, Instituto Votorantim, Conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Fortaleza de Minas, a iniciativa já formou cerca de 415 crianças e adolescentes desde seu início, em 2015.

Os jovens Ruan e Luan participam do programa há quatro anos, treinando duas vezes por semana. Para o pan-americano, será feito um treinamento complementar no Cras mais direcionado para a competição, de modo que os irmãos possam estar mais preparados para o campeonato.

“Só a participação no sul-americano já foi uma vitória. Os meninos ficaram muito felizes com a experiência e agora estão bastante empolgados para a participação no pan-americano. Além disso, todo carinho que temos recebido pela população de Fortaleza de Minas tem sido uma motivação a mais”, comemora Nelson Estevam, pai dos garotos que os acompanhou na viagem à Bolívia.

Nelson também destaca as melhorias que o esporte causou em outros quesitos na vida dos atletas. “A evolução deles na escola foi muito boa, seja nas notas ou nas relações com os colegas. O esporte, sem dúvida alguma, serviu de incentivo para que eles se relacionassem mais com as pessoas e tornou mais fácil a integração dos meninos onde quer que estejam”, explica.

Para o jovem Ruan, que se sagrou campeão no sul-americano, o karatê é um ótimo esporte, pois compartilha uma filosofia de crescimento pessoal, além de ser um esporte divertido. O carateca, ainda, está bastante empolgado com o pan-americano. "Não vejo a hora da competição chegar e espero dar o meu melhor na Argentina. Também é muito bom ter meu irmão no mesmo esporte pois a gente acaba se ajudando e evoluindo juntos", comenta.

Por fim, o jovem destaca a recepção que ele e seu irmão tiveram em Fortaleza de Minas. No dia 2 de julho, quando retornaram ao Brasil, os atletas foram recebidos na entrada do município, na avenida Coronel Azarias Lemos da Silveira. Eles percorreram a cidade em um caminhão especialmente enfeitado e, ao final, receberam homenagens do prefeito e de outras autoridades em um palanque montado no centro.

“É com grande satisfação que vemos o crescimento desses jovens e comemoramos com eles as suas vitórias. Buscamos realizar iniciativas que contribuam para a transformação social nas localidades onde atuamos. Conquistas como essas do Ruan e do Luan são exemplo de que o esporte é uma alternativa importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes”, afirma Fernando Braghini, gerente da Unidade Fortaleza da Votorantim Metais.

Por Gustavo Monteiro/Ideia

Postado por Passos 24 Horas on 19:20. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

Diversos