nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

SAAE alerta para economia de água


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) alerta aos consumidores para economizar água, se persistir o período de estiagem devido à diminuição da captação poderá haver racionamento, a economia acaba sendo a forma mais justa de distribuição para atender todos consumidores.

Com a estiagem aumenta o consumo de água devido ao calor, o nível dos mananciais que abastecem o Ribeirão Bocaina, principal ponto de captação do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), responsável por abastecer a cidade chega a ficar reduzido.

Diante das circunstâncias climáticas sem chuvas, o SAAEsolicita a colaboração de toda população para que a água seja utilizada sem desperdícios.Dessa forma, evita-se que a distribuição seja controlada futuramente.

As dicas são simples e ajudam tanto na redução do consumo como no valor pago pelo consumidor na conta.

Reduzir o tempo no banho, aproveitar toda a capacidade da máquina de lavar roupas e não utilizar mangueira de jardim para varrer folhas no quintal e na calçada são formas simples de evitar desperdício e reduzir o consumo.

O SAAE também alerta os consumidores sobre pequenos vazamentos e goteiras, que podem significar um volume considerável de água desperdiçada ao longo de um dia inteiro.

A direção do SAAE  entende que os bairros que estão na parte mais alta da cidade, são os mais prejudicados, com abastecimento de agua, com isso tem se empenhado para ajudar reduzir também o tempo de esperanessas regiões.

CONFIRA ALGUMAS DAS DICAS:

Ao lavar carros e calçadas com mangueiras durante 15 minutos toda semana, gasta-se cerca de 1.700 litros de água por ano. Baldes e vassouras controlam o uso da água. Para lavar carros, quatro baldes de 10 litros são mais que suficientes para uma limpeza completa, proporcionando uma economia de 100 litros por lavagem.

Plantas e jardins devem ser regados com regadores, preferencialmente no início da manhã ou na parte da noite, para evitar a perda da água pela evaporação.


Piscinas sofrem com perda da água por evaporação. O uso de uma cobertura proporciona uma redução em até 90% na ação.

Ao lavar louças, limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja. Ensaboe todos os utensílios e só depois abra a torneira para enxaguá-los. Instalar torneiras com aerador é uma boa opção para diminuir a vazão de água.

Fechar a torneira enquanto se ensaboa durante o banho, reduzindo o tempo de água correndo para cinco minutos, faz com que o gasto de água caia de 243 litros (em banho de ducha de 15 minutos) para 81. Se você é daqueles que espera a água esquentar para entrar no banho, coloque um balde embaixo do chuveiro para coletar a água e aproveitá-la para lavar louças e quintais mais tarde.

Uma descarga com válvula acionada durante seis segundos gasta cerca de 10 litros de água. O vaso com caixa acoplada pode economizar de quatro a sete litros. Para escovar os dentes é só usar um copo para enxaguar a boca, reduzindo drasticamente a quantidade de água usada.

Vazamentos

Uma torneira com vazamento deve ser consertada o mais rápido possível. Uma gota perdida por segundo gera no fim do dia um consumo de 46 litros de água por dia. Em dois meses, o desperdício pode chegar a 2.760 litros, quantidade suficiente para lavar cinco quilos de roupa 20 vezes. 

Para detectar vazamentos na rede o consumidor deve, primeiramente, fechar o registro do cavalete. Em seguida, abrir a torneira alimentada diretamente pela rede de abastecimento e esperar até que a água pare de correr. Depois é só colocar um copo cheio de água na boca da torneira. Caso houver sucção da água pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano.

Já para descobrir se há vazamentos em caixas d’águas e reservatórios de edifícios, é necessário fechar o registro de saída da caixa, fechar a torneira da boia e marcar o nível da água no reservatório. Se o nível baixar após uma hora, é sinal que há vazamentos.

Por Ascom/SAAE-Passos/MG

Postado por Passos 24 Horas on 17:22. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos