[Fechar]

.....

.....
nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Deputado Cássio Soares apresenta projeto 'Castramóvel' para a castração de cães e gatos


Visando uma solução definitiva para a superpopulação de animais de rua, o deputado estadual Cássio Soares apresentou a prefeitos da região o projeto do “Castramóvel”, que aborda um veículo a ser utilizado para castração de cães e gatos. O automóvel será adquirido com R$ 240 mil de emenda parlamentar do deputado Cássio, e poderá ser utilizado pelos municípios que compõem a AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande), em parceria com ONGs de Proteção aos animais.

Trata-se de um veículo de grande porte (Van ou Microônibus) equipado com materiais necessários para realizar cirurgias de castração. "É basicamente uma sala de cirurgia veterinária itinerante, que vai circular nos municípios, realizando os procedimentos", explicou o deputado.

Na apresentação realizada nesta sexta-feira, 15 de setembro, na Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso, Cássio Soares destacou a importância do Castramóvel. O projeto é baseado em estudos e trabalhos de associações de proteção ao animal que comprovaram a eficácia do controle populacional de cães e gatos através da castração.

“Hoje, aproximadamente 75% da população de cães e gatos do mundo vivem nas ruas. Um número preocupante que vem aumentando e sendo cada vez mais nítido na nossa região. Com o aumento desses animais nas ruas, ficamos mais expostos a doenças, e ainda temos que conviver com as tristes e cruéis cenas praticadas por pessoas insatisfeitas com a superpopulação animal. Por isso, apresentei esse projeto, que vai trazer uma solução definitiva e ética à questão, não agredindo os direitos e bem-estar animal”, destacou o deputado Cássio.

O Castramóvel será adquirido pela AMEG, e, através da cooperação dos municípios, gerenciado pela Associação. Ele vai atender a todas as cidades que compõem a AMEG, responsável pelo custeio do equipamento, incluindo a disponibilização de médico veterinário, material descartável e demais utensílios necessários à atividade. A unidade móvel, diferentemente de uma clínica ou hospital veterinário, poderá circular nas ruas e bairros onde houver maior demanda e, além de realizar o procedimento de castração do animal, poderá aplicar vacinas, realizar consultas e informar a população sobre a posse responsável e cuidados com a saúde dos cães e gatos.

“Para o sucesso do programa, é muito importante que exista uma cooperação entre a AMEG, os municípios e as associações de proteção aos animais. Somente com essa parceria, alcançaremos resultados positivos na região, solucionando assim um problema de saúde pública”, destacou Cássio Soares.

Lei 21.970

O automóvel vai auxiliar os municípios da região a cumprir a lei 21.970, aprovada quando o deputado Cássio Soares ocupava a presidência da Comissão de Meio Ambiente na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Dentre outras diretrizes, a normativa prevê a necessidade dos municípios garantirem ações voltadas ao controle populacional de cães e gatos, por meio da adoção de procedimentos, como de recolhimento, identificação, esterilização e vacinação dos animais.

“A Lei foi aprovada na Assembleia, impondo assim algumas importantes ações às Prefeituras, e eu estou aqui para auxiliá-los na busca pela solução do problema. Por isso, fiz a indicação do recursos para a compra do Castra móvel, que será muito importante para os municípios da nossa região”, finalizou Cássio Soares.

Por Ascom/Deputado Cássio Soares

Postado por Passos 24 Horas on 21:50. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos