[Fechar]

.....

.....
nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Exposição que conta a história da geração e transmissão de energia no Brasil chega a Passos


A exposição “FURNAS - 60 anos fazendo o futuro acontecer” poderá ser conferida, de 20 de setembro a 28 de outubro de 2017, em Passos, município vizinho à UHE Furnas, de propriedade da empresa. A mostra faz parte das comemorações do aniversário de 60 anos da companhia e mergulha na história da geração e transmissão de energia no Brasil.

Com fotos e vídeos do acervo da estatal, a exposição interativa destaca a construção da Usina de Furnas, primeira hidrelétrica de grande porte do país localizada em solo mineiro, além das primeiras linhas de transmissão e a evolução histórica dos empreendimentos. As imagens apresentam ainda a interação com as comunidades locais, a preocupação com a conservação ambiental e os projetos e ações desenvolvidos pela empresa para promoção da cidadania e capacitação de mão de obra.

A exposição tem uma carga histórica significativa, mostrando o contexto do Brasil e seus atores na época da inauguração da Usina de Furnas (MG), cuja entrada em operação foi determinante para o desenvolvimento industrial do Sudeste brasileiro.

“Além de conhecer a história de FURNAS, os visitantes terão acesso a informações sobre eficiência energética e conservação de energia. Vão poder montar quebra-cabeças imantados sobre empreendimentos do setor elétrico”, destaca Ana Cláudia Gesteira, superintendente de Comunicação e Relações Institucionais de FURNAS.

Cápsula do tempo é uma das atrações

As formas geométricas e as conexões das torres de transmissão foram usadas como inspiração para a identidade visual da exposição. Valores da empresa como sustentabilidade, trabalho em equipe, atuação por processos e transparência estão representados na cenografia por meio do uso de metal reciclado, tubulações e conexões aparentes, além de peças e tecidos transparentes.

Nos vídeos e fotos históricas, os visitantes são apresentados a personalidades da época da inauguração da primeira hidrelétrica de Furnas, como os presidentes Juscelino Kubitschek, Ernesto Geisel, João Figueiredo, além de outros atores importantes da história recente do Brasil.

A capacitação técnica dos especialistas brasileiros, a partir da construção, operação e manutenção da primeira grande usina e dos grandes troncos de transmissão de energia do país, também está presente na mostra, assim como a preocupação da empresa com as questões sociais e ambientais nas áreas de influência de seus empreendimentos.

Ao final da mostra, os visitantes poderão deixar mensagens sobre o que eles esperam para o futuro da energia. Essas mensagens serão colocadas em uma cápsula do tempo, que será enterrada na Usina de Furnas, para ser aberta daqui a 60 anos.

Serviço:

Exposição FURNAS - 60 anos fazendo o futuro acontecer

Local: Palácio da Cultura (Praça Geraldo da Silva Maia, s/n, Passos-MG

Abertura: 20 de setembro de 2017

Horário: 20h às 22h

Visitação: Até 28 de outubro

Segunda a sexta, das 9h às 17h

Sábados, das 9h às 13h

ENTRADA FRANCA

Postado por Passos 24 Horas on 19:28. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos