[Fechar]

.....

.....
nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Lideranças buscam melhorias para os produtores de leite


Diante das crescentes dificuldades impostas aos produtores rurais, representantes de associações da área e lideranças políticas da região Sudoeste de Minas se reuniram para debater medidas que visam fortalecer o agronegócio, e tornar o leite produzido no país mais competitivo. O deputado estadual Cássio Soares participou do encontro realizado nesta terça-feira, 17 de outubro, no Anfiteatro do SinRural, em Passos, onde defendeu a necessidade de políticas públicas justas que fortaleçam os produtores rurais.

Na reunião, o principal assunto discutido foi o “problema do leite”, originado das dificuldades impostas pelo Governo Federal aos produtores. Um exemplo, é a importação de leite do Uruguai que só foi suspensa no último dia 10.

“A questão da importação só foi revista após muita mobilização contrária ao absurdo cenário que estava imposto. Isso, pois os nossos produtores concorrem com países que não impõem custos adicionais como o Brasil, gerando uma concorrência desigual e grandes prejuízos. Passos e região compõem uma das maiores bacias leiteiras do país, por isso, juntos, precisamos lutar e continuar trabalhando para que esse cenário seja modificado”, afirmou o deputado Cássio.

Os representantes de setores organizados, produtores, sindicatos e associações também reclamam da quantidade de leite importado do Uruguai, alegando que o país vizinho estaria exportando leite que não é produzido lá, pois a produção do país seria insuficiente para exportar a quantidade que tem chegado ao Brasil. Segundo o ministro Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, a suspensão valerá até que seja finalizada a rastreabilidade do produto e só será revertida se conseguirem comprovar que 100% do volume exportado ao país são produzidos no Uruguai.

“O cenário para os produtores de leite está piorando nos últimos anos devido à falta de apoio do Governo. Acredito que muito disso se passa pelo Brasil negar o fato de ser um país agrícola, não propondo e gerando incentivo a quem realmente sustenta a economia; o produtor rural. Para esse caminho de discussão e luta, nós continuamos contando com apoio de deputados, como o Cássio Soares, que se mostra muito empenhado com a nossa causa”, afirmou Maurício Silveira Coelho, representante do grupo Cabo Verde.

Desigual

De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Brasil foi destino de 86% do leite uruguaio em pó desnatado e 72% do integral, em 2017. Nos primeiros seis meses deste ano, já foram importadas 41.811 toneladas de leite em pó do país.

"É muito importante termos o apoio de deputados da região, pois só agrupando produtores e políticos que conseguiremos incomodar quem está no comando", destacou o produtor rural Paulo Calixto, tesoureiro do SinRural.

Durante a reunião realizada no sindicato, as lideranças também se mobilizaram para uma audiência que será realizada no próximo dia 26 pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.

“A nossa participação é de corroborar com essa luta que é muito importante para todo nosso país. Nós sabemos que o Brasil só não está pior economicamente devido à grande contribuição do produtor rural, que merece e precisa da nossa total atenção, respeito e sobretudo trabalho. Por isso, estou sempre por perto, pois o nosso papel é ouvir a população e trabalhar por ela”, finalizou o deputado estadual Cássio Soares.

Por Ascom/Deputado Cássio Soares

Postado por Passos 24 Horas on 17:17. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos