nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Açúcar e afeto nos cursos para os jovens de Passos


Após três meses de aulas, Gleicinara Natália de Castro, de 24 anos, e mais 47 jovens do bairro Novo Horizonte, de Passos, receberam a certificação de conclusão dos cursos de organização de eventos, confeitaria e mecânica de motocicleta.

“Foi a melhor coisa para mim e os outros jovens do bairro. Agora, podemos procurar um trabalho porque já temos uma qualificação”, comemora. Formada em Confeitaria, ela conta que já está fazendo bolos e sorvetes para vender e, com o dinheiro, está investindo em maquinários para aumentar a produção.

“Comprei uma batedeira de bolo e, assim que acabar de pagar no cartão, vou comprar um liquidificador”, comemora. Para ela, as amizades, principalmente com os professores, foram  destaque no curso. “O mais importante é que aprendi que não devo desistir fácil dos meus objetivos, tenho que ir até o fim”, afirma.

Novos caminhos profissionais

A opinião de Gleicinara é compartilhada pelo professor do curso de Organização de Eventos,  Pedro Silva, que durante dois, meses acompanhou os jovens em busca de novos caminhos profissionais.

“Além dos  amigos conquistados, o curso vem incentivando aqueles que abandonaram a escola a retornarem às salas de aula”, comemora. Segundo ele, o mercado  de trabalho vai absorver com facilidade os novos profissionais do curso. “A região se destaca pelo comércio de roupas e pela criação das novas universidades, e junto com esses segmentos,  muitos eventos e festas locais”.

Com a  carga horária entre 160 e 248 horas, os cursos foram ofertados no turno da noite, de acordo com a demanda dos jovens no ato da inscrição. Muitos dos participantes do projeto foram encaminhados pela Rede de Proteção (profissionais dos serviços locais de assistência social, educação, saúde, dentre outros).

O Programa Juventudes busca contribuir para a emancipação, a autonomia e a inclusão social e produtiva de jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade e risco social em municípios de Minas Gerais. Para a realização do Programa, a Sedese conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a articulação com as prefeituras e lideranças locais. Neste ano, o Programa já destinou 1.220 vagas para capacitação, distribuídas nos municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ribeirão das Neves e Passos.

Por Ascom/Sedese

Postado por Passos 24 Horas on 12:23. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos