nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Prefeitura de Passos faz mutirões de combate a caramujos e escorpiões neste final de semana


A Prefeitura Municipal de Passos promove neste final de semana mutirões em dois bairros da cidade. Equipes do Núcleo de Controle de Zoonoses vão a campo para um trabalho de combate aos caramujos africanos e escorpiões.
                
O cronograma começa no sábado, dia 19, a partir das 8h30, em uma ação simultânea nos bairros Jardim Satélite (Rua Daude Jabur com Rua Vegas) e Cohab II (Rua Olinda e Rua Ourinhos), para combate ao caramujo africano, com coleta e orientação da população próxima aos locais onde será realizado. Já o combate ao escorpião será realizado no domingo, dia 20, a partir das 8h30, na Rua José Mariano Negrinho, na Cohab IV, onde também serão repassadas informações aos moradores.
                
De acordo com o Núcleo de Zoonoses, o caramujo africano pode ser considerado uma praga agrícola, pois devora plantações, hortas, pomares e grãos armazenados, como pode se tornar também um sério problema de saúde pública. Existem duas zoonoses que podem ser transmitidas pelo caramujo africano. Uma delas é chamada de meningite eosinofílica, causada por um verme, que passa pelo sistema nervoso central, antes de se alojar nos pulmões. A segunda zoonose é a angiostrongilíase abdominal, com casos já registrados no Brasil. A angiostrangilíase abdominal muitas vezes é assintomática, mas em alguns casos pode levar ao óbito, por perfuração intestinal e peritonite.

Os sintomas da picada de escorpião são dor e inflamação no local da picada, com vermelhidão, inchaço e calor que dura de algumas horas até dois dias, mas, em alguns casos podem acontecer sintomas mais graves, como, alteração da temperatura corporal, suor constante e abundante; náusea, vômito, salivação excessiva, dor abdominal e diarreia; arritmia do coração (aumento e redução) e alteração da pressão sanguínea (aumento e diminuição); alterações respiratórias podendo ocorrer acúmulo de fluidos no pulmão (essa é a principal causa dos óbitos); agitação; sonolência; e confusão mental.

Por Ascom/Prefeitura de Passos

Postado por Passos 24 Horas on 19:46. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos