[Fechar]

..... .....
nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Prefeitura promove conscientização sobre o Dia Mundial do Combate ao Tabagismo


A Prefeitura de Passos promove na próxima quinta-feira, 24 de maio de 2018, uma ação de conscientização sobre o Dia Mundial do Combate ao Tabagismo. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Atenção Primaria e do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), vai realizar na Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário) um dia de cuidados com a saúde com atividades físicas, aferição de pressão e glicemia, além de inscrições para os próximos grupos de combate ao tabagismo.

Para o ano de 2018, o tema da campanha é “Tabaco e Doença Cardíaca”. O Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado sempre no dia 31 de maio. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. A epidemia global do tabaco mata mais de sete milhões de pessoas por ano, das quais cerca de 900 mil são não-fumantes que morrem por respirar o fumo passivo. Quase 80% dos mais de 1 bilhão de fumantes em todo o mundo vivem em países de baixa e média renda .
            
O tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas. 
            
Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis.  O tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral). Um fato é constante em ambos os sexos: a incidência das doenças coronarianas está associada ao número dos cigarros fumados e ao tempo que se fuma, sendo maior nos que se iniciam no tabaco na adolescência.

Por Ascom/Prefeitura de Passos

Postado por Passos 24 Horas on 10:38. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos