nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Solenidade marca abertura da FliPassos


A III Feira Literária de Passos foi aberta na última terça-feira, dia 28 de agosto, e continua até 1º de setembro no prédio do antigo Mercadão Municipal, de 8h às 20h. A entrada é franca e estão previstas mais de 100 atrações ao longo desses dias em mais um evento realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio da Câmara de Vereadores, e Associação dos Escritores e Companhia de Passos e Região.
                
A edição desse ano leva o nome do escritor Marco Tulio Costa, que nasceu em Formiga (MG), em 1955, e veio  para Passos aos 11 anos de idade. Já nos anos 70, integrou o grupo da revista literária Protótipo. Publicou contos no Suplemento Literário do ‘Minas Gerais’, revista Versus e outras. Aos 16 anos, conquistou seu primeiro prêmio literário, na cidade de Itabira (1972). Seu primeiro livro publicado foi O Mágico Desinventor, que foi publicado também no México.
                
Durante a cerimonia de abertura, Marco Tulio foi homenageado pelas autoridades e público presente no local. O primeiro foi o presidente da Associação dos Escritores e Companhia de Passos, Umberto Carvalho.  “Esse terceiro ano da FliPassos promete ter grande êxito. Quero agradecer a Secretaria de Cultura e de Educação por esse evento e também ao nosso homenageado, Marco Tulio Costa pelo desenvolvimento que ele tem prestado a nossa cultura e a literatura aqui na região”, afirmou Carvalho.
                
A secretaria de Educação do Município, Zineti Guimarães Rattis, compartilhou sua gratidão pela terceira edição da feira literária mais importante da região. “Marco Tulio foi nosso parceiro na primeira, na segunda e nessa terceira FliPassos, nada mais justo de ele ser o nosso homenageado. Prefeito, você esta fazendo uma grande obra, a obra humana. Você esta fazendo a diferença na vida das pessoas de Passos”, disse.
                
Outro que se mostrou muito feliz foi o secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Carlos Jorge Ribeiro. “Uma palavra, Marco Tulio, é encantamento. O que você deixa pra nossa cidade é isso, você consegue com sua literatura nos encantar. É um momento muito importante pra nossa administração, a FliPassos estar desse tamanho. Eu faço das palavras da Zineti as minhas, prefeito, você está construindo vidas, é um legado que você esta deixando para sua família, eu tenho muita confiança em você, muito obrigado por valorizar a nossa cultura”, declarou.
                
Marco Tulio falou sobre a satisfação de ser homenageado. “Quero agradecer a todos da frente de honra pelas palavras e a Câmara Municipal de Passos pela verba que ajudou na realização desse evento, a cidade de Passos que agradece. Quero agradecer a presença de meus familiares”, comentou.
                
O escritor lembrou o valor que esse evento tem para toda a população. “Essa coragem de fazer as coisas mesmo com as pessoas dizendo que não vai acontecer, vai acontecer sim porque a sociedade está avida por eventos desse tipo, a cidade só respira quando a cultura permite isso e se aflora. Eu agradeço em nome de nossa geração, acho que todos os escritores de Passos se sentem muito bem distinguidos aqui, quando se instala uma feira literária. Eu fico feliz em poder ajudar naquilo que eu posso. Todo trabalho feito com carinho, com esmero e com muito cuidado, muito obrigado por esse momento”, complementou.
                
Para encerrar a solenidade de abertura, Marco Tulio recebeu das mãos do prefeito  Carlos Renato Lima Reis e dos secretários de Cultura e de Educação um certificado de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados para a literatura.

Por Ascom/Prefeitura de Passos

Postado por Passos 24 Horas on 15:32. Marcadores , , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos