nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Cerca de 1,8 milhão de pessoas ainda não se vacinaram contra a febre amarela em Minas Gerais


Com a chegada das chuvas e aumento das temperaturas, as medidas de prevenção contra a febre amarela se tornam ainda mais importantes, pois, apesar das ações de imunização serem mantidas durante todo o ano, o período de maior probabilidade de ocorrência de casos da doença em Minas acontecem entre os meses de dezembro e maio.

Diante disso, para orientar a população, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a necessidade da população receber a vacina contra a doença e de se manter a vigilância constante nas áreas de maior risco.

Eficácia da Vacina

Ainda, segundo a coordenadora, frente aos recentes boatos que circularam nas redes sociais, a vacina continua sendo o meio mais eficaz de prevenção contra a doença. Estudos acumulados ao longo dos anos indicam que a vacina protege de 95% a 98% dos casos, sendo considerada altamente eficaz e segura na prevenção da transmissão do vírus.

“A vacina é importante pois a transmissão não é entre seres humanos, como o sarampo ou a gripe, por exemplo, em que a vacina é capaz de garantir uma proteção coletiva. A proteção é individual, de cada um. Por isso é que, no caso da febre amarela, nosso ideal deveria ser atingir uma cobertura de 100% da população. O vetor está presente no nosso ambiente, circulando com o vírus e logo as pessoas, que não tenham se vacinado, estarão expostas”, alertou.

Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. As informações são da Agência Minas.

Postado por Passos 24 Horas on 20:03. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos