nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Prefeitura de Passos conclui 48% do serviço de drenagem na Rua Santos Dumont


Prefeitura de Passos , através da Secretaria de Obras segue com as obras de drenagem na Rua Santos Dumont. De acordo com informações do setor, tal obra apresenta 48% de conclusão do serviço de drenagem, sendo iniciada nesta fase a colocação de tubos. O investimento total da obra é na ordem de R$ R$65,000,00 em recursos próprios e com mão de obra do município.

Os serviços na Rua Santos Dumont foram iniciados no dia 11 de janeiro de 2019, com 8 dias de trabalho foram instalados 32 tubos.

As obras no local incluem a instalação de tubos para drenagem de águas pluviais dos projetos de melhorias na estrutura física da nossa cidade. 

O serviço de drenagem consiste em criar redes para escoar as águas da chuva em um terreno. Podem ser feitos com tubos ou túneis. Todos possuem a função de retirar o excesso de água presente na área e tornar o solo o mais aproveitável possível, oferecendo condições ideias para o desenvolvimento urbano.

A troca de tubos percorrerá 100 metros, com tubos de 1.5 (um metro e meio) com 60 centímetros cada. O que corresponde a Rua Santos Dumont até a Rua Ouro Preto.

A previsão de entrega total da obra é para daqui 35 dias. Esse período não está prevendo possíveis pausas por estarmos em um período de frequentes pancadas de chuva.

Passo a passo:

A Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos realizou nesses últimos meses, um processo licitatório de caráter emergencial para sanar esse problema. Porém os orçamentos recebidos superavam muito o preço estipulado, o que atrasou o início das obras no local.

Diante disso, o município decidiu realizar os serviços necessários usando mão de obra e recursos próprios. O que resulta para os cofres públicos, uma economia considerável. 

A compra dos materiais necessários, como tubos foi concluída nessa última semana e os serviços já serão executados pelos servidores da Prefeitura de Passos.

A primeira etapa da obra será identificar as tubulações danificadas e em seguida isola-las.  Esse isolamento é de fundamental importância para que as chuvas não atrapalhem o andamento dos serviços. 

Os recentes problemas no local, se dá pelo antigo estado do terreno, sendo propicio a continuas aberturas de buracos e crateras na via. A canalização antiga presente na via não suporta o volume de água, além de todo o peso de veículos que passam por ela diariamente. 

Outro empecilho significativo é a grande quantidade de material orgânico encontrado nos tubos subterrâneos da via. Segundo estudos realizados, esse fato se dá pela mistura de redes sanitárias e redes de águas pluviais. 

A mistura de material orgânico com a água e o oxigênio resulta em ácido sulfúrico. Um componente altamente corrosivo, que tende a desgastar e destruir gradativamente as tubulações da via, acarretando no aparecimento de diferentes crateras na mesma região.

Por Ascom/Prefeitura de Passos

Postado por Passos 24 Horas on 17:32. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos