nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem
nome_imagem

Prefeitura de Passos realiza balanço do mutirão contra a Dengue


O Departamento Municipal de Zoonoses, em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana, promoveram um grandioso mutirão nos últimos dias, envolvendo os 98 agentes de combate a endemias do Departamento Municipal de Zoonoses que percorreram todos os 58 bairros da cidade, e visitaram em torno de 50 mil imóveis.

Além dos funcionários, equipamentos, como caminhões para o transporte de materiais de descarte de pneus, garrafas pets, latas e galões de tinta, tratores com pás carregadeiras, responsáveis por fazer a capina e roçada da vegetação foram usados durante o mutirão, que recolheu cerca de 12 toneladas de lixo por dia. 

O município possui uma parceria com a Secretaria Regional de Saúde, onde foram cedidas caminhonetes especiais, equipadas com o Fumacê, um dedetizador responsável pela eliminação tanto de larvas, quanto de mosquitos que se encontram no interior das residências.

Visando sanar os problemas dos focos de dengue na cidade, o poder municipal está recolhendo e notificando os automóveis abandonados nas ruas, até o presente momento 15 veículos já foram notificados pelo Departamento Municipal de Trânsito. 

Os veículos encontrados nas vias publicas do município que possui características como, ausência de pneus, rodas,  vidro, faróis,  sinalização de alerta de providencia para o conserto , pneus furados , carroceria ou agregados enferrujados ou faltantes, ausência do  motor, emplacamento, serão identificados pelas placas ou chassis, cadastrados no órgãos de transito, notificando o proprietário para retira-lo em 5 dias, sob pena de remoção forçada e multa aplicada. 

A Prefeitura, além das regulares visitas a imóveis habitados em todos os bairros, está realizando em parceria com as imobiliárias da cidade, uma  grande vistoria e limpeza das casas que estão para alugar ou a venda encontradas fechadas,  a iniciativa também inclui os terrenos abandonados.

A população, deve se alertar ainda mais nesse período de altas temperaturas e de fortes pancadas de chuva que estão acontecendo em toda a região. Esse excesso de água é grande influenciador para novos criadouros do mosquito.

O sistema de combate ao Aedes Aegypt é unificado, quando uma notificação é conhecida pelos profissionais, a pessoa é direcionada para alguma unidade de saúde, onde são realizados exames, e é preenchida uma fixa especial pelos médicos. Em seguida, esse documento é encaminhado para o Departamento de Epidemiologia, e por fim as equipes da Zoonoses realizam uma abordagem a região do infectado.

A administração municipal, alerta que é de extrema importância a participação efetiva de toda a população no combate ao mosquito, realizando uma inspeção nos locais que possam acumular água seguindo as orientações abaixo.

- Coloque uma colher de água sanitária nos ralos internos e externos;

- Retire a água da bandeja externa de geladeira e ar condicionado;

- Feche as tampas dos vasos sanitários, ou vede totalmente se o mesmo não estiver sendo usado, de forma que impossibilite a entrada do mosquito da dengue para colocar seus ovos;

- Mantenha sua piscina com tratamento adequado seguindo orientações de especialistas;

- Retire ou vire de boca para baixo os pratinhos dos vasos de plantas;

- Objetos que possam acumular água devem ser guardados em local coberto livre das ações da chuva;

- Certifique de que a caixa d’água esteja bem tampada e que calhas não estejam acumulando água da chuva;

Por Ascom/Prefeitura de Passos

Postado por Passos 24 Horas on 15:17. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos