Prefeito se reúne com Secretário Adjunto de Meio Ambiente para implantação de Usina de Tratamento Térmico de Resíduos
Na última quarta-feira (10), O Prefeito Carlos Renato Lima Reis, esteve em Belo Horizonte, para apresentar ao Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado, Anderson Silva de Aguilar, o projeto de implantação de uma Usina de Tratamento Térmico de Resíduos (UTTR) no município de Passos.
A UTTR, não se dá através de queima, ou combustão, mas sim de uma transformação química, transformando o lixo em plasma. Dessa forma não haveria poluição nenhuma ao meio ambiente e o rejeito que sobrasse, poderia ser transformado em tijolos ou energia elétrica.
Esse processo de transformação de lixo em energia pela usina de plasma funciona a partir do preenchimento de um sistema bem fechado, e isolado com os resíduos sólidos em questão. Sendo assim, necessária uma grande quantidade de energia para transformar o lixo em plasma.
Questionado sobre as expectativas para a implantação de uma UTTR no munícipio, o Prefeito Carlos Renato Lima Reis comentou ‘’ Pensar ecologicamente, hoje em dia, é uma necessidade essencial. Afinal, o ritmo atual de produção e consumo atinge níveis gigantescos, o que, consequentemente, gera imensas quantidades de resíduos a serem descartados. Estamos esperançosos em implantar aqui em Passos essa tecnologia, penando sempre no bem-estar da nossa população’’, enfatizou o Prefeito.
Também estiveram presentes Sidinei Ramos, Secretário Municipal de Obras; Procurador Municipal Adjunto, Rômulo Fraga; Procurador do Estado, Adriano Brandão de Castro; Rodrigo Afonso, Diretor administrativo da Braspy Energy; Marcos Pedroso Silveira, Engenheiro Agrônomo; Sara Alves, Chefe de gabinete do Deputado Estadual Cássio Soares.
Na ocasião, também foi questionado a possibilidade do licenciamento, uma vez que apesar de esta prevista na lei, a tecnologia de plasma ainda esta sendo estudada para o sua implantação efetiva.
A proposta detalhada na reunião, pela Secretaria de Estado e pela Chefe de Gabinete do Deputado Estadual Cássio Soares, foi de criar uma lei específica para o que seria incineração, e quais são as situações para se trabalhar com o licenciamento ambiental, colocando junto as questões sociais, como a coleta seletiva.
Por Ascom/Prefeitura de Passos - 11/04/2019