nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem

Autoridades de Passos se reúnem para discutir ações contra o coronavírus


Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, 16, no Auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), entidades representativas da sociedade civil e dos poderes públicos, determinaram as medidas que serão adotadas no município de Passos devido à pandemia do covid-19. 

Dentre as providências ratificadas pelos presentes para colocar em prática as ações do plano de enfretamento municipal, a mobilização de equipes do Corpo de Bombeiro para a conscientização da população vem sendo necessária e primordial neste momento. 

Assim como orientou a Médica Infectologista da Santa Casa de Misericórdia de Passos e da Prefeitura de Passos, Doutora Rosana Porto Viana Teixeira, a intensificação de orientações aos passenses é necessária para que o plano de ação seja eficaz e ocorra com um fluxo correto. 

‘’É importante, que a população seja consciente e se atente as recomendações. Atualmente, em Passos não há nenhum caso confirmado, mas sim seis suspeitos que já estão sendo devidamente monitorados. Dessa forma, pedimos para que os munícipes não se apavorem e, se informem apenas por meio de fontes oficias’’, pontuou. 

A especialista ainda alertou para a realização de missas e cultos por transmissão online, evitando assim a aglomeração de pessoas, bem como em academias de ginástica, onde os proprietários devem se responsabilizar pela higienização das superfícies e, a disponibilização de álcool em gel para os usuários do estabelecimento. 

No âmbito educacional, as atividades nas escolas municipais serão suspensas a partir da próxima quarta-feira, 18, seguindo até o domingo, 22, assim como nas instituições de ensino estaduais. Com exceção da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que paralisou as  aulas nesta segunda-feira, 16, com previsão de retorno também no dia 22. 

Em relação aos serviços judiciários, tanto o Diretor do Foro da Comarca de Passos e Juiz da 1 ª  Vara Criminal e da Vara de Execução Penais, Doutor Ademir Bernardes de Araújo Filho,  quanto o Diretor do Foro da Justiça Federal de Passos, Doutor Bruno Augusto Santos Oliveira, enfatizaram o posicionamento  do poder judiciário , dando a devida credibilidade e embasamento a  todas as medidas apresentadas. 

Sendo assim, foi replicada a orientação de permitir apenas a entrada de servidores, advogados ou munícipes que estiverem com data de audiência agendada. Já as pericias, serão realizadas no Ambulatório do São Lucas, localizado na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, 1160. 

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) definiu que no presidio de Passos e na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), as visitas poderão ser realizadas normalmente, havendo restrição apenas para aqueles que apresentem sintomas do coronavírus, sendo imediatamente isolados dos demais para evitar contaminação.

Como definido pela administração municipal na última semana, as expedições de alvarás para eventos culturais, artísticos, esportivos, dentre outros, estão suspensas no período de quinze dias, validadas até o próximo dia 30. 

Assim como os demais presentes na assembleia, o Prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, salientou a importância da mobilização da população para que as ações tomadas entre as entidades sejam devidamente efetivadas no município e, informou a preocupação da administração em abastecer a população com informações oficiais. 

‘’Preparamos um plano de contingência para equipar as unidades de saúde do município e, consequentemente conter a propagação e transmissão local, preservando a saúde de todos nós. Além de todas as medidas já citadas pelos nossos parceiros nesta luta, vamos seguir com as orientações do governo estadual suspendendo as atividades escolares na próxima quarta-feira, 18, até o próximo domingo, 22, porém nos dias antecedentes a suspensão das aulas, todos os educadores das respectivas instituições municipais irão realizar orientações para as crianças a respeito dos riscos do vírus’’ explicou o Prefeito.

Posterior à convocação de outra reunião realizada também nesta segunda-feira, 16, na Casa da Cultura com representantes de instituições privadas, o gestor municipal tranquilizou a população a respeito de casos confirmados no município e, frisou a necessidade dos cuidados pessoais. 

‘’Como vem sendo constantemente informado aos munícipes, Passos não possui nenhum caso confirmado do vírus, sendo que dos seis casos suspeitos, todos são de pacientes oriundos de viagens ao exterior e, que desenvolveram os sintomas do covid-19 após um período. Agora é o momento de se informar e, principalmente prevenir’’, finalizou. 

Ao final da reunião foi assinado o decreto N º 1526, de 13 de Março de 2020, que dispõe sobre procedimentos a serem adotados para a prevenção do coronavírus.

Por Ascom / PMP - 16/03/2020

Postado por Passos 24 Horas on 19:34. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos