Prefeito de Passos anuncia uso de cloroquina em tratamento de Covid-19
O Prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, anunciou nesta quinta-feira (21) a compra de 600 mil cápsulas do medicamento à base de cloroquina e hidroxicloroquina, além de azitromicina, para o tratamento de pacientes com Covid-19. O chefe do executivo municipal fez o comunicado após reunião com uma comissão médica e com o Comitê Gestor do Covid-19.
Com o protocolo editado pelo Governo Federal para uso da cloroquina, a Prefeitura de Passos informou que o município vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e já está trabalhando para adquirir os medicamentos.
A cloroquina, no entanto, não será distribuída indiscriminadamente como afirmou o Secretário de Saúde, Antônio Donizetti.
“O paciente precisará passar por uma criteriosa avaliação através de um profissional médico, que vai decidir se o mesmo precisará ou não tomar o medicamento, dependendo do estado de saúde ou de outras doenças. Nesse caso, o paciente deverá assinar um termo, onde declara estar ciente de que o remédio não possui eficácia comprovada cientificamente”, informou o Secretário.
Assim como ressalta a Prefeitura, o novo protocolo do Governo Federal, mantém a necessidade do paciente autorizar o uso da medicação. O termo de consentimento, que deve ser assinado pelo paciente, enfatiza que não existe garantia de resultados positivos e que não há estudos demonstrando benefícios clínicos.
O documento afirma ainda, que o paciente deve estar ciente que a cloroquina pode causar efeitos colaterais que podem levar à disfunção grave de órgãos, além do prolongamento da internação, à incapacidade temporária ou permanente, e até mesmo ao óbito.
“Autorizei ao secretário de Saúde, Antônio Donizetti, a comprar mais medicamentos à base de cloroquina e hidroxicloroquina, medida atende o novo protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde. Concedi ainda a compra da azitromicina para compor o coquetel”, declarou o Prefeito.
O município ainda salienta que será realizada uma investigação específica da efetividade da droga, em nível de trabalho científico, demonstrando a efetividade do uso da cloroquina.
Por Ascom / PMP - 21/05/2020