Anvisa alerta sobre suposta venda de vacinas falsas pela internet
A Anvisa tomou conhecimento, por meio da mídia, da suposta venda pela internet de vacinas contra a Covid-19 falsificadas. De acordo com as notícias divulgadas, o produto falsificado é oferecido em sites e também a partir de mensagens enviadas pelas redes sociais. Alguns desses criminosos prometem, inclusive, entregar o produto depois de registrado no Brasil. A Polícia Civil investiga os casos.
É importante observar que, até o momento, não há nenhuma vacina contra a Covid-19 registrada ou autorizada para uso emergencial no país. Tanto o registro quanto a autorização para uso emergencial de medicamentos (inclusive as vacinas) são
de competência da Anvisa. Sem essas autorizações, um medicamento não
pode ser comercializado e disponibilizado à população, sob risco para a
saúde dos consumidores.
É preciso ressaltar que somente empresas devidamente certificadas pela
Anvisa e licenciadas pela autoridade sanitária local poderão, quando
for o caso, distribuir, fabricar, importar, transportar e aplicar as
vacinas de Covid-19 autorizadas. No caso de vacinas importadas, a norma
sanitária prevê que a empresa importadora é responsável pela qualidade,
eficácia e segurança dos lotes importados das vacinas. Cada lote
importado é submetido a ensaios completos de controle de qualidade pelo
fabricante e deve possuir um certificado de liberação, de acordo com as especificações estabelecidas no registro do produto junto à Anvisa.
As vacinas para consumo no Brasil e para exportação também devem ser avaliadas, de acordo com as normas sanitárias,
quanto às condições de armazenamento e transporte, de modo que haja
liberação de todos os lotes dos produtos pelo Instituto Nacional de
Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
Atenção,
consumidores! A falsificação de medicamentos pode ocasionar danos
irreversíveis à saúde, podendo levar a óbito, uma vez que não é
possível verificar a segurança, a qualidade e a eficácia desses produtos.
Contate a Anvisa, por meio da Ouvidoria, e denuncie a comercialização de medicamentos e vacinas com suspeita de falsificação ou não registrados pela Agência, ou ainda faça denúncias sobre estabelecimentos e fontes não autorizados pela vigilância sanitária.
Por Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa - (14/01/2021)