nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

SRS Passos distribui quase 30 mil novas doses de vacinas contra a covid-19


Os municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) receberam nesta sexta-feira (10/09), 29.492 novas doses de vacinas para dar continuidade à Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 na região. A maior parte do quantitativo é destinada para D2 (dose dois). As vacinas distribuídas pela SRS Passos, por meio do setor de imunizações do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), foram enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nas remessas de 3 e 6 de setembro.

Para serem administradas como D2 foram distribuídas 13.632 doses da Pfizer, 6.650 Astrazeneca/Fiocruz e 4.920 Coronavac/Butantan. Para D1 (dose um) apenas a Coronavac, num total de 4.290 doses exclusivas para 25% das pessoas de 35 a 39 anos. Só não receberam a D1 da Coronavac os municípios que já atingiram a faixa etária de 18 anos: Capetinga, Claraval, Fortaleza de Minas, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos e Pratápolis.

Na quinta-feira, a referência técnica de imunização do NUVEPI/SRS Passos, Sueli Veloso Maia, repassou todas as orientações sobre o público-alvo dessas remessas aos responsáveis pela vacinação nos municípios.

Uma das orientações é para os municípios que tiverem doses em estoque fazer uma busca ativa de pessoas acima de 18 anos ainda não imunizadas. Outra orientação foi que as doses remanescentes não deverão ser utilizadas em adolescentes. Para esse público, o Ministério da Saúde irá disponibilizar vacinas a partir de 15 de setembro.

“Tão logo o município encerre a vacinação em adultos maiores de 18 anos deve enviar ofício para a Regional de Saúde de Passos comunicando o encerramento, para receber as doses e orientações sobre a vacinação de adolescentes”, disse a coordenadora do NUVEPI, Márcia Aparecida Silva Viana.

Ainda segundo Márcia Silva, os imunizantes recebidos nos últimos dias têm sido majoritariamente destinados para D2, e a SES-MG têm enviado em torno de duas remessas por semana, o que tem agilizado a campanha em Minas Gerais. “Tudo leva a crer que em pouco tempo toda a população regional estará vacinada com duas doses”, disse.

Somadas às atuais remessas, o quantitativo distribuído aos 27 municípios da SRS Passos desde o início da vacinação em janeiro totaliza 542.768 doses, com cobertura de 86,47% da população a partir de 18 anos de idade com a D1 e 39,62% com a D2 ou dose única.

Por Ascom/SRS Passos - (10/09/2021)

Postado por Passos 24 Horas on 17:44. Marcadores , , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos