nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Formatura marca encerramento do Parlamento Jovem 2021


Uma cerimônia na tarde desta quarta-feira (1º de dezembro) no plenário marcou o encerramento pela Câmara Municipal de Passos do projeto “Parlamento Jovem de Minas”, com a formatura da primeira turma  da edição 2020/2021. Foi o primeiro ano em que a Câmara integrou o projeto, liderado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Com o tema nessa etapa “Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, durante cerca de seis meses os estudantes participaram das aulas, de oficinas e plenárias  regionais. No encerramento, deram materialidade à aprendizagem  protocolando sugestões de dois projetos de lei, que devem ser apreciados pelos vereadores.

O presidente da Casa, Alex Bueno (PSD), conduziu os trabalhos, destacando a satisfação da Câmara em realizar a formatura da primeira turma. “O coroamento de uma caminhada de jovens e adolescentes com o Parlamento Passense. Foi uma caminhada com muito zelo, algumas dificuldades pela pandemia, mas respeitando todos os protocolos cumprimos as etapas e a semente foi lançada”, afirmou, acrescentando que nessa iniciativa de formação de cidadãos a Câmara se prepara agora para criar a Escola do Legislativo.

A vereadora Aline Macedo (PL), coordenadora do projeto, disse ver com “satisfação que chegamos ao final desse ciclo muito bonito”, elogiando os formandos por serem os pioneiros em Passos. “Sinto-me honrada de fazer parte desse momento”. Segundo ela, junto com o vereador Michael Silveira (PP) está  apresentando os dois projetos elaborados pelos estudantes.

Por sua vez, o vereador Michael Silveira, também coordenador, disse que ao longo do semestre pode como professor dividir conhecimento e participar do processo  como vereador. “Foi uma criação ímpar e vocês (formandos) serão referência para muitas outras pessoas que virão”. Michael elogiou o presidente Alex Bueno pela “importância de abrir a Casa, mais uma vez a Câmara mostra que está ouvindo a população”.

O servidor Vinicius Muzetti, que também coordenou  e deu as aulas, disse que  “fomos vencedores, um privilégio estar participando, passando conhecimento e aprendendo. Vocês deixam marca no Poder Legislativo, plantaram uma semente”.

O aluno Luiz Eduardo Souza Silva foi o orador, agradecendo a todos pela oportunidade. “Somou na  vida de cada um dos jovens, veio pra fazer a diferença. Saímos conscientes, temos uma missão de cumprir a semente”, afirmou.

Projetos

Um dos projetos elaborados pelos formandos “Cria o projeto lixo zero nas repartições públicas (escolas e demais prédios públicos) do município”. O grande objetivo é a adoção da prática de coleta seletiva.

Já o segundo projeto “Dispõe sobre a criação do Programa Geração Verde no âmbito das escolas públicas e particulares até o ensino médio do município”. Um de seus objetivos é a implementação da consciência ambiental, com ações voltadas para preservação do meio ambiente.

Por Ascom/Câmara M. Passos - (01/12/2021)

Postado por Passos 24 Horas on 17:35. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos