nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

SRS Passos distribui mais de 24 mil kits de testes rápidos de covid-19 para municípios


A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) iniciou nesta segunda-feira (7/2) a distribuição de 24.900 unidades de testes rápidos (TR-AG) para detecção do vírus SARS-CoV-2 (novo coronavírus). Adquiridos pelo Ministério da Saúde (MS), os TR-AG devem ser utilizados pelas secretarias municipais de saúde em pessoas com suspeita de covid-19, como estratégia de diagnóstico assistencial.

Cada kit – de fabricação do laboratório Bio-Manguinhos e do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) - contém 20 unidades de insumos para a realização da testagem, de acordo com diretrizes do Plano Nacional de Expansão da testagem Covid-19 (PNE-Teste, do Ministério da Saúde.

De acordo com as diretrizes aprovadas pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (CIB-SUS/MG), os gestores de saúde devem direcionar a testagem dentro dos eixos da atenção primária à saúde (APS), atenção especializada à saúde (AES), para compreender a situação epidemiológica da covid-19 nos municípios.

Por isso, os testes realizados, independentemente do resultado, devem ser registrados nos sistemas oficiais e-SUS Notifica e Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe). “Essa ação se faz necessária, pois o monitoramento do uso dos TR-AG distribuídos pelo Ministério da Saúde será realizado por meio desses sistemas”, justifica a CIB-SUS/MG na deliberação nº 3.598, de 08 de novembro de 2021.

Assim, o quantitativo de kits enviados aos municípios foi proporcional às notificações feitas pelas secretarias municipais de saúde nesses sistemas oficiais do SUS.

Por SRS Passos - (07/02/2022)

Postado por Passos 24 Horas on 19:24. Marcadores , , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos