Antigo Fórum de Passos completa 100 anos
Sete de Setembro se tornou uma data duplamente significativa para os Passenses. Além de comemorar a independência da República Federativa do Brasil, em sete de setembro de 1919 o município de Passos celebrava a reinauguração do prédio que, atualmente abriga o Palácio da Cultura.
Entre os cens anos de história, o local carrega memórias dos inúmeros munícipes que acompanharam o crescimento do imóvel, que também abrigou a Câmara Municipal, o Gabinete do Prefeito, e o Fórum de Justiça.
Para a comemoração desta data tão simbólica para a cidade, a Prefeitura de Passos em parceria com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e iniciativas privadas, realizará a partir desta terça-feira,10, uma exposição com o objetivo de retratar a história da matança do fórum.
O dito acontecimento, carrega recordações de um dos momentos mais emblemáticos do Sudoeste Mineiro, a chacina ocorrida no dia 26 de setembro de 1909, nas dependências do Fórum de Passos, que ocasionou com o assassinato de dois importantes líderes políticos da região, os coronéis Neca Medeiros e Juca Miranda.
‘’Momentos como este precisam ser retratados para que a população eleve a ideia de pertencimento na cultura brasileira, e principalmente de conhecimento de histórias tão marcantes para o município’’, destacou o membro do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Matheus Baltazar.
Além da exposição, que poderá ser visitada até o final de setembro, foram elaboradas diversas atividades em prol ao centenário do prédio, e a conquista do Forúm para a cidade de Passos.
Na próxima quinta-feira, 12, a partir das 19 horas os munícipes poderão prestigiar uma grande festa, incluindo atrações musicais e artísticas.
Como uma forma de aproximar e ensinar as crianças sobre a história da cidade, as escolas municipais realizarão visitas técnicas no interior prédio, que podem ser efetuadas por outras instituições, a partir do agendamento pelo número 3522- 7050.
Por Ascom / Prefeitura de Passos - 09/09/2019