nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

Cadastre-se e receba nosso Boletim Diário

nome_imagem

Polícia Civil incentiva uso da Delegacia Virtual


Assim como outros serviços essenciais à população, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e todos os órgãos de segurança pública seguem em atividade durante a pandemia do Covid-19.  Mas o cidadão pode evitar o deslocamento até uma unidade policial, sem exposição desnecessária ao risco de contaminação pelo coronavírus.

Alternativa de acesso fácil e rápido é a Delegacia Virtual, que possibilita o registro de sete tipos de ocorrências: furto, perda de documentos e objetos, acidentes de trânsito sem vítima, dano, desaparecimento de pessoa, localização de desaparecido e localização de desconhecido.

Os registros podem ser feitos pelo smartphone ou computador, de qualquer lugar, para fatos ocorridos em Minas Gerais, no prazo de até 30 dias. O acesso direto à Delegacia Virtual é pelo endereço eletrônico www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.

A ferramenta também está no MG App, disponível para Android. Basta o usuário ir ao menu “Segurança” e acessar a opção correspondente. O superintendente de Informações e Inteligência PCMG, delegado Ivan José Lopes, ressalta: “É um serviço que gera celeridade, simplicidade, economia e, sobretudo, neste momento, mais segurança para a saúde do cidadão”.

Como funciona

Após preenchimento e envio dos formulários, a ocorrência passa por uma triagem, que funciona 24 horas. Em até 15 minutos, é emitida uma mensagem ao solicitante com o número do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), antigo boletim de ocorrência, e a forma de acessá-lo, possibilitando também a impressão.

“A ocorrência feita virtualmente tem o mesmo valor jurídico. O registro é direcionado automaticamente à delegacia do local do fato para se investigar, normalmente, como se fosse registrada de forma presencial”, esclarece Lopes, ao explicar que, havendo alguma inconsistência quanto aos dados informados, o cidadão é orientado sobre como proceder.

Atendimentos mantidos

A Polícia Civil informa que estão mantidos os atendimentos presenciais em todas as unidades, para os casos urgentes, tais como autos de prisão em flagrante, homicídio e feminicídio, estupro, violência doméstica, sequestro e cárcere privado, roubo, furtos de veículos com prisão de suspeito, riscos de perecimento da prova, entre outros, a critério da autoridade policial.

Por Agência Minas - 27/03/2020

Postado por Passos 24 Horas on 17:29. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos