nome_imagem
nome_imagem
Publicidade
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem
nome_imagem

ACIP pede maior segurança para o comércio


Preocupada com a incidência de crimes contra o comércio e nas principais vias comerciais do município, na manhã desta quarta-feira (15), a diretoria da ACIP, coordenada por seu presidente Renato Mohallem, se reuniu mais uma vez com o comando da Polícia Militar para pedir mais policiamento e maior segurança para o setor. Foram abordados, entre outros assuntos, o aumento do efetivo policial nos corredores comerciais, Guarda Municipal e ampliação do sistema de monitoramento por câmeras "Olho Vivo”.

Participaram da reunião o Prefeito Municipal Diego Oliveira, seu vice Arlindo Nascimento, o presidente da Câmara Municipal, Alex Bueno, e o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Passos, Frank Lemos Freire, entre outros. O tenente Carlos Giovani Gomes, comandante da 77ª Companhia da Polícia Militar, que também esteve representando o comando do 12º Batalhão da PM, estava acompanhado dos tenentes Fábio Oliveira Maia e José Eduardo Hippert, ambos comandantes de setores na cidade.

A principal reclamação trazida pelos empresários diz respeito aos constantes furtos e arrombamentos aos estabelecimentos comerciais, atos de vandalismo e o número de roubos, que vem se repetindo ano a ano e ainda tem preocupado muito os comerciantes.

"Recentemente tivemos mais um roubo a um supermercado no bairro da Penha, tivemos arrombamentos na avenida dos Expedicionários, na Avenida da Moda, furtos aqui na rua Presidente Antonio Carlos. Problemas que tem sido cada vez mais recorrentes”, lembrou Mohallem.

Registros

Após ouvir a demanda dos empresários, o tenente Giovani apresentou alguns números registrados pela Polícia Militar, os serviços que vem sendo executados e pediu também uma maior participação por parte dos empresários e da população de uma forma geral. "Nos últimos três meses nós tivemos o registro de 14 arrombamentos nestes corredores comerciais. É muito importante que as pessoas façam o registro da ocorrência para que a PM possa conhecer melhor cada região e trabalhar em cima destas estatísticas”, disse.

Segundo o oficial, muitas vezes, mesmo que a PM não consiga prender o autor em flagrante, ele acaba sendo identificado e a partir dali passa a ser monitorado mais de perto pelos policiais, ficando mais fácil de ser capturado em caso de reincidência. Outra solicitação do militar foi sobre o uso das câmeras de segurança e o fornecimento das imagens para a PM. "Na maioria das vezes o local tem câmeras, mas não está funcionando ou o funcionário não sabe baixar as imagens de imediato para ceder à PM. Quanto mais demora para identificarmos o autor, mais difícil será prendê-lo em flagrante para que ele possa ser recolhido ao presídio”, completou.

Guarda Municipal

Já aprovada em Lei desde 2017, a implantação da Guarda Municipal e a ampliação do sistema "Olho Vivo”, têm uma cobrança constante por parte do presidente da ACIP. O Prefeito Diego Oliveira disse que este problema pode estar perto de ter uma solução. Conforme o chefe do executivo passense, que teve sua fala reforçada pelo vice Arlindo Figueiredo, até o próximo mês um projeto deverá ser encaminhado à Câmara Municipal para uma primeira avaliação sobre a implantação da Guarda Municipal.

"E a gente quer uma GM não apenas para tomar conta do patrimônio público. Da forma como ela está sendo moldada, nós queremos uma Guarda armada, que possa ser um 'braço de apoio' da PM no combate à criminalidade”, explanou o Prefeito. Ele e o vice também afirmaram que estão estudando um projeto de criação da Secretaria de Segurança Pública do Município.

Alex Bueno elogiou a postura da Associação Comercial na realização desta reunião e colocou o Legislativo passense à disposição para o que for necessário, no caso de criação ou votação de projetos que remetam à segurança pública no município. Sem mencionar valores, ele também disse que a Câmara deverá devolver uma "cifra interessante” ao Executivo, o que poderá ajudar o município na implantação da GM e também da ampliação do Olho Vivo.

Sobre o Olho Vivo, a ideia é também expandir o sistema para os bairros, onde os corredores comerciais têm aumentado consideravelmente.

Por Ascom/ACIP - (15/09/2021)


Postado por Passos 24 Horas on 17:37. Marcadores , . Adicionar aos favoritosRSS 2.0

Postagens Recentes

Passos 24 Horas

nome_imagem

Diversos